Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Londrina aprova doação de terreno para ampliação de universidade
| Foto: Divulgação



Um terreno de 16 mil metros quadrados na Vila Santa Terezinha, zona leste, será doado para ampliação do recém-inaugurado campus da Unicesumar em Londrina. O projeto de lei que autorizou essa doação da área foi aprovado por 16 votos favoráveis e apenas um contrário, em segundo turno, na sessão desta terça-feira (5) pela Câmara Municipal de Londrina e segue para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP).

O terreno foi avaliado em R$ 5 milhões pela Comissão Permanente de Avaliação de Bens da Prefeitura de Londrina. Apenas o vereador Filipe Barros (PRB) votou contra o projeto.

Além da doação, o projeto altera o zoneamento de lotes naquela região que era considerada zona residencial e passou a ser área universitária. A matéria também definiu as contrapartidas para instituição conquistar o benefício do terreno milionário. A obra deverá iniciada no prazo de 18 meses após promulgada a lei e a conclusão do prédio terá que ser executada em 36 meses sob pena reversão do imóvel ao domínio do município.

A Unicesumar terá ainda a obrigação de recuperar o asfalto da região no entorno com investimento de R$ 3,1 milhões e efetuar recuperação do fundo de vale do córrego que fica próximo ao terreno doado.

Outra exigência, segundo o diretor da Unicesumar, Paulo César Valle, é a realização de um novo EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança). "Fora feito um EIV para atender as questões de mudança de zoneamento. Agora, depois de apresentado o projeto da construção, ficou consignado que teremos que fazer um novo EIV para que passe por análise de todas as secretarias", disse. Segundo Valle, as questões ambientais estão sendo observadas e a instituição precisará cumprir o PRAD (Plano de Recuperação da Área Degradada) que passa pelo crivo dos técnicos da SEMA (Secretaria Municipal do Ambiente).