O advogado Bruno Ubiratan (PL) deixou o cargo de presidente da Cohab-Ld (Companhia de Habitação de Londrina) para se dedicar à pré-candidatura à Prefeitura de Londrina. Com passagens pela Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) e pela companhia de habitação, Ubiratan afirma que deixa um legado tanto na industrialização da cidade quanto na regularização fundiária e ampliação de moradias populares.

Em entrevista à FOLHA, o ex-presidente faz um balanço do seu período na administração municipal e diz que a Cohab-Ld realizou o “maior programa de regularização fundiária” da história da cidade, garantindo infraestrutura básica - como asfalto, rede de esgoto e coleta de lixo - para mais de 17 bairros.

"Eles que não eram servidos por nenhum tipo de serviço, de ônibus perto de casa, de coleta de lixo, de reciclados, porque não tinha condição dos caminhões entrarem nas ruas, hoje têm infraestrutura", explica Ubiratan.

“Também, adquirimos o terreno da maior favela de Londrina, que é a Aparecidinha, que foi uma conquista nossa, e estamos finalizando os projetos para efetuar e executar a regularização fundiária dessa grande ocupação que a cidade tem”, continua o ex-presidente, que acrescenta que foram entregues mais de mil escrituras e serão destinadas 900 unidades habitacionais do governo federal para Londrina.

Ainda nesse aspecto, a criação da AEU-IS (Área de Expansão Urbana de Interesse Social), presente na nova Lei de Divisão Territorial, vai garantir ampliação da área destinada aos empreendimentos de interesse social. “Nós crescemos mais de seis vezes o número [de área] que estava previsto no Plano Diretor.”

A Lei da Divisão Territorial foi sancionada em dezembro de 2023 e a CML (Câmara Municipal de Londrina) ainda vai discutir, ao longo deste ano, o projeto de lei que regulamenta especificamente a AEU-IS.

INDUSTRIALIZAÇÃO

Já à frente da Codel, cargo que assumiu em 2018 e ocupou até 2022, Ubiratan afirma que o foco do trabalho foi a retomada da industrialização da cidade. Além da vinda de novas indústrias e empresas - como o centro administrativo da Atlas Schindler, a Rizobacter, o centro de distribuição do Magazine Luiza, a J.Macêdo e a Tata -, ele cita a permanência da BRF e da Garcia como pontos importantes.

Ubiratan também destaca a realização da decoração do Natal em Londrina, a entrega do prédio do Tecnocentro e a construção do MasterPlan, que é o planejamento estratégico da cidade para as próximas décadas, como legados do seu período na administração.

“Pensando na área da tecnologia, deixamos Londrina uma cidade mais tecnológica, com a maior densidade de startups do Paraná”, citando ainda o plano de retomada econômica após a pandemia da Covid-19, voltado aos pequenos e médios empresários.

PRÉ-CANDIDATURA

Nome escolhido pelo PL para ser pré-candidato a prefeito, Ubiratan diz que, a partir desta quarta-feira (1°), começa a trabalhar pela pré-candidatura do partido.

“A partir de quarta-feira passo a me dedicar integralmente a construir uma candidatura a prefeito de Londrina inspirada na seriedade, valores e princípios do presidente Bolsonaro em conjunto com o deputado Filipe Barros”, acrescenta.