Em outubro, mais de 153 milhões de eleitores vão às urnas para escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos 5,5 mil municípios brasileiros.

É o momento de o cidadão fazer valer o seu voto e escolher quem, de fato, representa os anseios de toda uma comunidade. É a oportunidade de exercer a democracia em toda a sua plenitude e participar ativamente do processo eleitoral.

As eleições municipais são as que despertam maior interesse dos eleitores. Afinal, é nas cidades que eleitores e candidatos se encontram mais próximos no dia a dia. Isso facilita a cobrança das promessas de campanha e da melhoria dos serviços públicos daqueles que forem eleitos.

Mais uma vez o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a campanha para incentivar a participação de jovens no processo eleitoral. Estudantes entre 15 (que completarão 16 anos antes da votação) e 18 anos podem se alistar na Justiça Eleitoral - nesta idade o voto é facultativo.

De acordo como TSE, mais de um milhão de pessoas tiraram o título de eleitor de janeiro a março deste ano. Outros 818 mil fizeram a transferência de domicílio eleitoral.

Vale reforçar que o prazo para fazer título ou regularizar a situação eleitoral, principalmente quem não votou ou nem justificou a ausência nos últimos pleitos, acaba no dia 8 de maio. Quem perder o prazo não poderá votar.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná também ampliou o horário de atendimento em 28 fóruns eleitorais no Estado. Em Londrina, a Justiça Eleitoral está atendendo de segunda a sexta-feira das 9h às 18 horas. Também está agendado um plantão para os dias 4 (sábado) e 5 (domingo) de maio.

Como a FOLHA mostrou na edição desta quarta-feira (24), o movimento no Fórum Eleitoral de Londrina está sendo ágil. No entanto, a proximidade do fim do prazo deverá aumentar ainda o número de eleitores para regularizar a situação eleitoral. Então, quem ainda não buscou a Justiça Eleitoral que o faça o mais breve possível para evitar filas e transtornos.

Obrigado por ler a FOLHA!