O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova conhecida por trazer um grande número de questões: no total, são 180 perguntas e uma redação divididas em dois dias de prova. Por isso, é importante que os candidatos busquem formas de chegar mais rápido à resposta de algumas perguntas, o que facilita na hora de resolver as questões mais complexas e que demandam mais tempo. Na prova de inglês, duas estratégias de leitura chamadas de skimming e scanning podem ser grandes aliadas dos alunos na hora de assinalar a resposta de forma mais certeira e rápida.

Juliana Mendonça, professora de inglês do Colégio Marista, explica que a prova de língua inglesa fica dentro do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que é aplicado no primeiro dia do exame. Segundo ela, no momento da inscrição, o candidato deve optar pelo inglês ou espanhol como língua estrangeira. Já na prova, as duas opções vão estar presentes, entretanto o aluno deve ficar atento e responder somente às questões do idioma que ele escolheu.

A professora ressalta que o Enem traz um modelo mais comum de questão em língua estrangeira, que é apresentar o texto no idioma, que no caso é o inglês, e o enunciado e as alternativas em português. “Eu acredito que isso ajuda porque faz com que a pessoa tenha mais confiança, já que ela vai ter que lidar só com o conteúdo do texto [em língua inglesa] porque o enunciado [em língua portuguesa] já vai trazer a informação do que ela vai precisar buscar dentro desse texto”, opina.

GÊNEROS TEXTUAIS

Na prova de inglês, a professora explica que podem aparecer diversos gêneros textuais, então a dica que ela dá é que os alunos conheçam as características dos principais tipos de gêneros na língua inglesa. Segundo ela, podem ‘dar as caras’ as notícias, cartoons, poemas, músicas e até mesmo gráficos e elementos visuais para que os alunos façam a interpretação.

Para ir bem, Mendonça destaca que existem algumas estratégias que os candidatos podem adotar na preparação e durante a prova. A primeira delas são os cognatos, que são palavras com uma grafia muito semelhante à língua portuguesa e que tem o mesmo significado, permitindo que o candidato tenha uma base do assunto por meios desses termos.

Na sequência, ela cita que existem duas estratégias de leitura chamadas de skimming e scanning. Segundo a professora, o skimming pode ser utilizado pelo aluno para fazer uma leitura do texto e entender qual é a ideia geral. Já o scanning pode ser utilizado para quando ele precisa procurar no texto uma informação específica, como datas, nomes e outros dados. “Por isso é importante ler o enunciado antes de ler o texto todo porque se for uma questão de achar uma informação pontual ele consegue fazer isso de forma mais ágil e fazendo melhor uso do tempo que ele tem para resolver a prova”, explica.

SCANNING E SKIMMING

Mendonça explica que é fundamental estar atento ao que o enunciado pede: “se a questão quiser saber uma informação específica é o scanning, mas se for a ideia geral do texto é o skimming”. Segundo ela, é mais comum aparecerem questões que pedem que o aluno identifique uma informação específica.

A professora de inglês do Colégio Marista afirma que é um mito achar que para ir bem na prova é necessário ser fluente no idioma. “Com estratégias, com conhecimento prévio dos gêneros textuais e com um estudo de gramática que seja focado mais nos tempos verbais, pronomes pessoais, voz passiva e linking words [em português, palavras de ligação], que são os quatro temas de gramática que mais caem no Enem, eles conseguem responder as questões”, ressalta.

TEMPOS VERBAIS

Sobre os temas que mais aparecem na prova, ela detalha que a língua inglesa tem 13 tempos verbais e que é importante que o candidato reconheça se ele está se referindo ao passado, presente e futuro. A dica da professora para memorizar as características de cada tempo é escolher uma frase simples e colocá-la nos diferentes tempos verbais. Como exemplo, ela cita a frase ‘I study’ (eu estudo), no presente, mas que fica ‘I studied’, no passado simples, e ‘I will study’, no futuro simples, por exemplo. “Isso é importante para na hora da leitura dos textos eles saberem se é algo que já passou ou que está por vir através dessas marcas de tempo”, explica.

Em relação aos pronomes pessoais, que indicam pessoas, lugares e objetos, eles são relevantes dentro de um texto e, por isso, devem receber atenção dos candidatos. Já a voz passiva é muito utilizada em notícias e artigos, então é bom estar atento às características desses gêneros. E, por fim, as linking words, que fazem parte do vocabulário e vão indicar contraste ou adição de ideias, assim como o ‘tom’ do texto.

Como preparação, Juliana Mendonça explica que é fundamental que os alunos façam a leitura dos gêneros textuais em língua inglesa e identifiquem os tempos verbais utilizados, as linkings words, os pronomes e a voz passiva.

Segundo ela, os candidatos podem optar por fazer a leitura de assuntos atuais, como a Guerra da Rússia contra a Ucrânia, já que é uma assunto que eles têm conhecimento prévio e não vão precisar se preocupar tanto em entender o contexto e podem focar nessa gramática da língua inglesa. Como sugestão, ela indica como veículos de comunicação a CNN e a BBC.