Ainda dá tempo de revisar alguns conteúdos para o segundo dia da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece no próximo domingo (12), com aplicação das questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Como é difícil conseguir se dedicar a muitos conteúdos nessa fase final, saber os temas que mais são cobrados no Enem é algo que pode ajudar os estudantes. Na prova de química, a química orgânica, os ácidos, as bases e os cálculos estequiométricos são temas frequentes e que merecem uma atenção especial dos candidatos.

Cecília Duarte Lopes, professora de química do Colégio Marista, explica que a prova do Enem traz 15 questões da disciplina, que aparecem no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, junto com a biologia e a física. Ela ressalta que há alguns anos as questões de química costumavam ser mais contextualizadas com o cotidiano das pessoas. Agora, ela aponta que a prova está mais ‘conteudista’, ou seja, exige do candidato um conhecimento mais aprofundado em relação aos conteúdos da disciplina.

QUÍMICA ORGÂNICA

Em relação ao que é cobrado, ela ressalta que o Enem sempre traz alguns conteúdos de química que os candidatos devem ficar atentos durante a preparação para a prova. O primeiro deles é a química orgânica, principalmente relacionada ao reconhecimento de funções orgânicas e propriedades dos compostos orgânicos. Sobre as propriedades, ela detalha que pode aparecer alguma questão sobre ponto de fusão ou ebulição e a solubilidade. “Eles podem colocar uma molécula e perguntar se ela é solúvel em água ou em óleo”, exemplifica. Ela acrescenta que para conhecer essas propriedades, o candidato precisa entender a parte de polaridade, ligações e forças intermoleculares.

Ainda dentro da química orgânica, ela ressalta que o Enem tem cobrado muito as reações orgânicas, como de esterificação e de adição, assim como os polímeros. “Hoje em dia nós temos muito essa questão ambiental envolvendo plástico e até mesmo a nanotecnologia, então eles cobram bastante essa questão [dos polímeros]”, destaca.

Dentro da cinética química, a professora pontua que o uso de catalisadores também sempre aparece na prova. Segunda ela, o catalisador diminui a energia de ativação, fazendo com a reação ocorra mais rápido. “No mundo de hoje, todo mundo quer rapidez nas coisas, então eles cobram muito os catalisadores, principalmente sobre a sua utilização e o que eles fazem na reação”, explica.

PILHAS E BATERIAS

Pilhas e baterias também são assuntos frequentes na prova, não apenas em relação à questão ambiental, mas também sobre o cálculo do potencial da pilha e o processo de oxidação e redução. “Eles podem querer saber o porquê de pintar o casco do navio, que serve para evitar a oxidação”, explica. Outro conteúdo que os estudantes precisam ficar de olho é o cálculo estequiométrico, que é utilizado para entender como uma reação é formada, quanto deve ser utilizado de reagente para produção e determinada quantidade de solução.

De acordo com Lopes, o Enem também gosta de falar de acidez e de basicidade, tanto em relação ao organismo quanto às situações do cotidiano. A professora exemplifica a utilização do cal (óxido de cálcio) no solo, que serve para diminuir a acidez da terra. “O cal é um óxido de cálcio que tem propriedades básicas e consegue neutralizar o ácido”, pontua.

Cecília Duarte Lopes pontua que para ir bem na prova de química é necessário ler e entender os conteúdos, mas que é fundamental colocar em prática através dos exercícios.