Julgamento de Lula e Moro
Se o resultado do julgamento de Lula hoje, em Porto Alegre, não tiver unanimidade pela condenação, o ex-presidente sairá tão fortalecido que dificilmente perderá a eleição para Presidência em outubro. Basta um ponto de discórdia de entendimento dos desembargadores no recurso, e Lula terá tanta munição que poderá levá-lo ao Planalto novamente. Esse julgamento, com tantos alardes e paixões, nessa fase de recurso se resume em dois caminhos: ou a tese dos procuradores da Lava Jato, baseada em provas colhidas, está correta quanto a Lula ser o proprietário do triplex ou a defesa de Lula está correta em dizer que não há provas de que o apartamento seja dele. O juiz Sérgio Moro entendeu que sim, que as provas são válidas e condenou Lula. Agora, cabe aos desembargadores do TRF4, em grau de recurso, a missão de julgar se Moro estava correto ou não. Se estava correto, Lula deverá ter sua condenação confirmada (podendo haver, nesse caso alguma mudança quando à penalidade). Se o entendimento for outro, com um ponto que seja de discórdia quanto à decisão de Moro, o petista sairá vencedor, a operação Lava Jato desmoralizada e nosso presidente a partir de primeiro de janeiro de 2019 será Lula.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) – Londrina

Que se faça justiça
Esperamos que amanhã (25) possamos acordar felizes pelo fato de que Lula estará condenado também em segunda instância. A Justiça brasileira não poderá perder essa oportunidade para a sua moralização e do nosso país. Lugar de corrupto é na cadeia. Os valores recebidos por Lula e seus súditos das empreiteiras investigadas na Lava Jato poderiam ter sido usados na construção de hospitais, nas contratações de médicos, na melhoria da segurança, na melhoria das rodoviais. Com isso, dezenas de milhares de pessoas não teriam morrido. Brasileiros, não podemos nos esquecer que o sítio em Atibaia e o apartamento de Guarujá (responsável pelo julgamento que ocorrerá neste dia 24) são migalhas comparados aos rombos nas nossas estatais e nos valores superfaturados por empreiteiras em obras realizadas que proporcionaram o recebimento de milhões por Lula e outros corruptos.
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) – Londrina

Ordem e progresso
Será que o governo federal quer realmente o que diz o slogan acima ou é como aquela expressão "pra inglês ver"? Como se sabe, o governo do presidente Michel Temer insiste em nomear para o cargo de ministra do Trabalho, mesmo com reações e manifestações contrárias de setores da sociedade, uma pessoa que tem condenação em processo trabalhista. O que será que eles entendem por ordem já que eles tentam inverter os valores desse conceito? Além disso, se o governo conseguir seu intento e a nomeação, esse fato pode abrir um precedente complicado e perigoso. Daqui a pouco, eles podem querer nomear para ministro da Defesa, um chefe do tráfico de drogas, porque o seu partido dará apoio para cumprir os objetivos e desejos do governo. Isso, mostra que alguma coisa tem que ser mudada no sistema político ou na Constituição para conter a ganância e deslumbramento desses que se dizem políticos. Ela é Brasil, quer dizer, isto é Brasil!
SWAMI VERONESI (músico) – Santo Antônio da Platina

Espécie nova
Nos três reinos da natureza, o nosso reino animal é o mais importante porque nele está inserido o homem. Como imagem de Deus, faz jus a esta feliz distinção. Desde os primeiros estudos, aprendemos que o reino animal está dividido em racional e irracional, ou melhor: reino do homem e reino dos animais. Todavia, nos últimos momentos, verificamos que no Brasil surgiu uma terceira espécie: o suinês. A formação desta espécie fica por conta dos políticos com seus e assessores e apadrinhados. Na suinocultura, temos as espécies de engorda e de criação. A espécie de criação recebe alimentação balanceada e a de engorda recebe diversos alimentos à vontade. Assim, dentro de pouco tempo esses animais estão gordos e pronto para o abate. Se faltar a comida, os porcos viram o cocho. Na vida política acontece a mesma coisa: "virar de cocho" é ato corriqueiro no nosso parlamento. Nós o elegemos, nós os pagamos um monstruoso salário, nós erroneamente o perpetuamos no poder e na hora de votar um projeto em nosso benefício, viram o cocho sem o mínimo respeito pelo voto recebido. Se o homem é superior pelo uso da razão, o correto é que com ou sem razão o que eles querem é meter a mão. A semelhança não fica aqui. Dentro de apenas um mandato eles já estão bem gordinhos, pois o tamanho dos ganhos, as mordomias e as propinas deixam qualquer cocho cheio e apetitoso. Está na hora do abate, a força-tarefa da Lava Jato já pode tomar seus lugares, pois o descaramento está sendo abusivo e intolerável.
WELLINGTON AMARAL SAMPAIO (administrador aposentado) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br