Caça aos pichadores
Parabéns ao vereador Felipe Prochet (PSD) pela sua preocupação e diligências para tentar resolver essa imundice que emporcalha e vandaliza a cidade. Os rabiscos indecentes da pichação são frutos de mentes vazias, deturpadas e desprezíveis cujo único objetivo é destruir patrimônios e a valiosa imagem construída por uma população ordeira e civilizada. Esses imbecis desocupados, que agem covardemente na calada da noite, precisam de corretivos mais rigorosos, mesmo. Além da multa bem mais pesada, os delinquentes devem ser enquadrados na Lei Federal 9.605/98, que versa sobre crimes ambientais e penaliza os seus autores com detenção de 3 meses a 1 ano, inclusive com a obrigação de reparação dos danos causados. Pelo menos 30 dias de cadeia seria um tempo razoável para esses "rebeldes sem causa" curtirem a sua insanidade e refletirem sobre a sua péssima índole e o seu nefando comportamento perante a comunidade. Para os menores de idade, os pais devem arcar com o cumprimento das penas, porque as pessoas do bem não merecem pagar por aqueles que não tiveram "educação de berço". Está certo o vereador Prochet. Esperamos que sua proposta seja aprovada e que as instituições policiais cumpram a tarefa de punir esses "espíritos de porco", verdadeiros párias da sociedade.
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas) – Londrina

Programa bom aluno
Nós sabemos que o crescimento econômico, cultural, o progresso de uma sociedade sempre passa pelo investimento maciço em educação. Não há outro caminho. É preciso cobrar os governantes para que apliquem bem os recursos arrecadados através dos impostos. Mas também é preciso que a sociedade faça sua parte. O projeto Bom Aluno tem conseguido transformar a vida de dezenas de jovens provenientes de famílias de baixa renda de Londrina. Há 15 anos, um grupo de empresários decidiu trazer este importante projeto para a nossa região. Todos os anos selecionamos estudantes para participar do projeto. Em 2017, tivemos o apoio importante também da Secretaria de Educação na seleção dos alunos da rede municipal. Os escolhidos são acompanhados desde a sexta série até a sua formatura na universidade. Recebem, durante este período, atendimento psicológico, reforço escolar e fazem cursos complementares em diversas áreas. É um projeto que envolve as famílias e realmente transforma a vida das pessoas e da sociedade. Quanto mais houver a participação das empresas, entidades e sociedade, mais conseguiremos avançar.
VALTER ORSI (empresário) – Londrina

Voluntários da Defesa Civil
Está cada vez mais comum em nossa região os problemas climáticos com grande impacto de destruição. Vendavais e chuvas fortes estão se tornando comuns e não estou vendo o Estado se movimentar no sentido de se organizar para enfrentar estes problemas. Gostaria de sugerir que a Defesa Civil de Londrina e de outras cidades de nossa região a criação de uma força voluntária de defesa civil que seria mobilizada em casos extremos como os que temos enfrentado. Pessoas voluntárias seriam cadastradas, treinadas pelos bombeiros e convocadas em caso de necessidade. Isolamento de áreas, organização de evasão de locais sob perigo, desobstrução de vias, corte de árvores caídas e transporte para locais adequados, etc. Como exemplo, basta ver o que ocorreu com o povo japonês na época do tsunami. Além de toda a ajuda que este grupo poderá prestar, destaco ainda o espírito de união e força que este trabalho irá desenvolver em nossos cidadãos.
PAULO MAURICIO ACQUAROLE (aposentado) - Londrina

Extinção de partidos
Com relação à matéria "Juristas pedem ao TSE extinção do PT, PMDB e outros 7 partidos" (Política, 15/11), os juristas querem é tapar o sol com a peneira, pois os bandidos mudarão de siglas como ratos que abandonam o navio. E, pior, eles podem criar um partido só de corruptos. Assim, todos vão poder roubar o erário e obter dinheiro para se elegerem facilmente, pois no Brasil quem se elege é quem tem carisma e dinheiro. Para que inteligência? Tendo dinheiro para dar o rango do dia de eleição para o cabo eleitoral, que morram de fome depois. Acabar com siglas não é de nada. Tem de acabar com o que corrói as siglas: a bandidagem na política e o empreguismo. Isso só acabará quando começarem a dar um salário igual aos que trabalham e não pagar R$ 5 mil por mês por 4 horas (às vezes nem isso!), como é o caso de alguns vereadores. No Brasil, todos sonham em mamar na "teta pública".
MÁRCIO DICESAR BENASSI (aposentado) – Sertanópolis

FOLHA 69 anos
Cumprimentamos e parabenizamos o Grupo Folha pelos 69 anos do jornal Folha de Londrina, importante veículo de comunicação que tem acompanhado a trajetória da cidade de Londrina e levado informação de qualidade, especialmente na área cultural.
CAIO JULIO CESARO (secretário Municipal de Cultura) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br