Jamais nos esqueceremos!
Jamais esqueceremos de nomes como Santos Dumont, Ruy Barbosa, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Chico Anysio, Paulo Freire e Oscar Niemeyer, que se destacaram devido ao empenho, respeito, dedicação e amor pelo que faziam e pensavam. Além desses citados, há uma centena desses heróis silenciosos que marcaram positivamente a história do nosso Brasil. Daqui a alguns anos, os livros de história também darão ênfase aos nomes de Lula, Dilma, Temer, Aécio Neves, Eduardo Cunha, Nestor Cerveró, Gleisi Hoffmann, Eike Batista, Antonio Palocci, Joesley Batista e um exército de corruptos na esfera política e empresarial e em outros setores que conseguiram esgotar a economia do País e roubaram até as profundezas dos cofres públicos em prol de si e de seus amigos e familiares. O certo é que o Brasil caminha para uma nova fase e essa limpeza dura e dolorida está sendo necessária, mas logo poderemos respirar um pouco mais aliviados. É um tempo de reflexão e de importantes mudanças para todos nós. Jamais nos esqueceremos!
DOUGLAS REGINATO (assistente financeiro) - Andirá

Não leve o personagem para a urna
Quanto à maioria dos nossos políticos, nós já sabemos muito bem o motivo das leis serem brandas em muitos casos de corrupção que acontecem com eles. Mas e o eleitor, como explicar que uma pessoa fique votando nos mesmos que se perpetuam no cargo e ainda políticos como esses? Além da semelhança de caráter (eleitor e candidato), a maioria dos eleitores não usa a razão para votar. Por isso, os marqueteiros políticos são tão valorizados. Eles (os marqueteiros) criam uma imagem (ideal) que convence os eleitores. Quer dizer, a maioria dos eleitores não vota no candidato real e sim na imagem ideal, como se fosse um personagem criado para o candidato. É difícil convencer eleitores sobre a mudança de preferência de voto, mesmo eles sabendo da possibilidade dos seus candidatos serem corruptos, por causa do forte vínculo emocional que eles criaram com a imagem do candidato. É o mesmo processo psicológico que acontece no fanatismo. Muitos candidatos já têm essa imagem criada, caso do comediante Tiririca, que obteve mais de 1 milhão de votos para deputado federal. Vamos torcer para que na próxima eleição os eleitores tenham lampejos de racionalidade na hora do voto.
SWAMI VERONESI (músico) – Santo Antônio da Platina

Poder do juiz
"Nunca se sabe o que vai sair da cabeça de um juiz." Esta frase é conhecida não só no meio jurídico como até pelo cidadão leigo. O que significa? Um mesmo objeto apreciado por juízes diferentes pode ter interpretação também diferente, o que vale dizer: o direito – ciência jurídica – não é ciência exata. Mas se podem existir várias interpretações sobre uma determinada questão, na essência, porém, elas deveriam convergir por um critério de único balizamento, que é o bom senso. Existe uma regra de ouro que diz: "O coletivo deve ter primazia sobre o individual". Se está na lei ou não, isso pouco importa, isso é bom senso, é por assim dizer instintivo. Assim, um juiz, que pela lei possui prerrogativas de mando, deveria se pautar em primeiríssimo lugar nessa tal regra de ouro, para não fazer a "caca" que se viu, por exemplo, com a interrupção do WhatsApp durante a apreciação de um processo individual. Pelo mesmo critério, pode esse juiz interromper transportes coletivos, fechar ou abrir isso ou aquilo etc. Da mesma forma, como pode um único juiz de última instância (que também é feito de carne e osso, passível de todos os pecados capitais, entre outros) contrariar vários entendimentos anteriores, inclusive interesses do coletivo que clama pelo bem comum? Acho que o Brasil está passando por um processo de depuração. Sabemos que isso leva décadas e até mesmo gerações, mas pelo menos acreditamos que já começou esse processo. Quem sabe, no conjunto dessas mudanças, a figura com os olhos vendados, uma balança e a espada, que significam imparcialidade e igualdade, venha de fato se tornar o símbolo verdadeiro da Justiça. Se é que se pode falar em Justiça, sem que seja verdadeira.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) - Londrina

Correção
Diferentemente do informado na matéria "Boca Aberta enfrenta julgamento que pode levar à cassação" (Pág.3, 13/10), o vereador pertence ao PR (Partido da República) e o prefeito Marcelo Belinati é filiado ao PP (Partido Progressista).

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br