A República
Como nós sabemos o Congresso Nacional tem por função constitucional elaborar, atualizar e aprimorar leis de interesse da República e em benefício de todos os cidadãos. O país precisa de reformas, notadamente nas leis trabalhistas (flexibilizar as relações para facilitar as contratações!), nas leis previdenciárias (corrigir as fórmulas de contribuição onde muitos comuns pagam pelas vultosas aposentadorias de poucos nobres imortais!) e nas leis tributárias (a nossa carga é uma das maiores do mundo, desestimulando empresários nacionais e internacionais a investirem aqui!). O Brasil também precisa de leis que cuidem dos nossos biomas, assim como possuam ferramentas eficazes de vigilância e de controle para sua preservação às presentes e futuras gerações. Leis que facilitem e incentivem a iniciativa privada a construir e modernizar nossa infraestrutura viária de escoamento de produção agrícola (somos os maiores produtores de soja do mundo e um dos maiores de carnes in natura). Quando você percebe que as nossas casas de leis, ao invés de cumprirem o seu papel institucional, têm que concentrar esforços e demandar tempo em processos autorizativos para impedimento da Presidência da República (Dilma Rousseff e Michel Temer), assim como em processos disciplinares por falta de decoro da sua própria presidência e de membros da sua casa (ex: Eduardo Cunha, Aécio Neves, etc.); conclui-se que nós ainda temos muito para evoluir nos preceitos republicanos idealizados pelo filósofo Platão, onde se busca a fórmula que garanta a harmonia administrativa, livre da anarquia, dos interesses e disputas particulares, ...livre do caos completo.
RICARDO LAFFRANCHI (advogado) - Londrina

Declaração de Gleisi
As declarações da senadora Gleisi Hofmann, na Nicarágua, de que o ex-presidente Lula estaria sofrendo perseguição política, até era de se esperar, haja vista que são todos farinha do mesmo saco e fazem parte da mesma quadrilha. Agora, elogiar o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, prestar homenagem aos comunistas cubanos e a Che Guevara, aí já é demais, não! Senadora, faça alguma coisa em benefício do povo paranaense que a elegeu e paga seu salário e suas mordomias que não são poucas! Vá trabalhar um pouquinho em prol da transformação social do nosso País e deixe os "cumpanheiros" comunistas que se virem com os deles!
ANTONIO CARLOS PESCADOR (autônomo) – Londrina

Vereadores, para quê?
Para que servem os vereadores?A Câmara de Vereadores de Londrina só está causando vergonha à cidade, pois ao invés de votarem o que é necessário (segurança, educação e saúde) para a cidade fazem reuniões sobre ações do Boca Aberta. Em um programa policial de Curitiba, o apresentador falou após a reportagem sobre a confusão na Câmara de Londrina: "Será que esses vereadores não têm nada para votar?". Será que a cidade de Londrina está tão bem administrada que educação, segurança, saúde, transportes, ruas e outros problemas estão resolvidos? Esses vereadores tomaram posse em janeiro de 2017, já estamos em julho, e o que melhorou na cidade por causa deles? Nós somos obrigados democraticamente a votar, então, os vereadores são obrigados democraticamente a trabalhar pela cidade e cidadãos, e não a ficar brigando na Câmara. Está na hora de acordarem e lembrarem das promessas feitas antes das eleições. Estamos esperando boas ações!
LUCIMEIRE GASPARIN MARTINS (comerciante) - Londrina

Casamente ostentação
No casamento ostentação da deputada Maria Victoria, na última sexta-feira (14), havia dezenas de PMs e viaturas no entorno da Igreja do Rosário e do Palácio Garibaldi, o que não é comum em outros dias. Além de levantar estrutura metálica anexa a um prédio tombado pelo patrimônio público, o governo coloca à disposição de um evento particular a força pública do Estado, enquanto os bairros e outros pontos do centro de Curitiba estavam totalmente sem policiamento. É a estrutura do poder público privilegiando os próprios poderosos da política paranaense. Numa época de recessão, desemprego, uma festa ostentação e milionária é algo revoltante. Aliás, de onde saiu verba para toda essa pompa, senão dos cofres públicos? Quem paga ministro de Estado, deputada, governador, entre tantos outros políticos que ali estavam, senão o pobre cidadão brasileiro do Paraná?
CÉLIO BORBA (aposentado) - Curitiba

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG,
en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal.
E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br