13 de maio
Os afrobrasileiros cresceram bastante desde a abolição da escravidão, mas de forma geral ainda sentem os reflexos dos mais de três séculos de escravidão. Os números mostram que os negros ainda sofrem com a desigualdade, o racismo e falta de oportunidades. Tal situação justifica toda a organização do movimento negro pela igualdade, que cada vez assume o papel de protagonista nas reivindicações de medidas que combatam o racismo. Mas isso só dá resultado com ações de governo que é quem tem o dever de fazer valer o contido na nossa Constituição, tirando a lei do papel e colocando-a na prática diária, mudando e evoluindo a consciência da sociedade. Um projeto de nação exige essa postura e com isso todos ganham.
TITO VALLE (advogado) – Londrina

Mãe
Foi dela o primeiro abraço carinhoso e o primeiro beijo de amor. Foi dela o seio morno que nos acolheu e nos alimentou. Foram dela as mãos que nos ampararam e sob seus olhos sempre vigilantes arriscamos nossos primeiros passos. Era ela quem escutava nosso mais leve choro no meio da noite e com seu toque suave pressentia o estado febril. Era dela a pressa em nos acudir à mais simples doença. Quem nos fazia rir e nos embalava era ela. Era dela a voz que cantava e contava histórias. Era dela o olhar de reprovação e o conselho acertado. Era ela que ajudava nos deveres escolares e foi dela o melhor elogio e o mais poderoso estímulo que nos empurrou para a vida, certos de que teríamos, diante de qualquer tempestade, um porto seguro onde nos abrigarmos. Falar de mamãe é lembrar e deixar a memória flutuar por doces momentos, recordações vivas e fortes que seguramente vão nos trazer lágrimas aos olhos. Não há como fugir à emoção. Os laços que nos unem à mãe são por demais profundos e certamente não são limitados por um dia do ano apenas. Esse dia, no entanto, serve para que façamos uma pausa em nossa vida atribulada e nos dediquemos a ela, voltando a ser aquelas crianças que nunca cresceram e que nos braços dela encontram a força e a coragem para enfrentar a vida. Crianças grandes que ainda e sempre precisam de um colinho. Nossa saudosa homenagem é espiritual. Confortemo-nos ao saber que "mãe não morre; ela volta para o céu".
FÉLIX RIBEIRO (professor) – Londrina

O que a mãe espera de um filho
Mãe, a única que Deus deu o dom de gerar uma vida dentro de outra vida. A única que entende nosso choro quando criança. Com um simples toque, olhar, em seu colo nos acalmava para que nos sentíssemos seguros. Aquela que não dormia enquanto o filho não chegava, que deixava o café sempre quentinho na mesa, o almoço de domingo onde todos se reuniam para conversar e se deliciar com a comida feita por ela mesma. Sempre cuidadosa com tudo e com todos, sempre a primeira a se levantar e a última se deitar. Mãe querendo sempre o bem para cada um de nós, embora com palavras duras às vezes. Nos formando como cidadãos, cheios de caráter perante a sociedade, nos encorajando para o mundo, acreditando em nós, mesmo que outras pessoas não acreditem. Para comemorar o dia das mães, é simples: demonstre o carinho e o afeto que você tem por ela todos os dias de sua vida, seja com um simples botão de rosa, uma visita ou até mesmo uma simples mensagem, pois o amor maior está nas pequenas coisas. Valorize sua mãe, enquanto você a tem por perto.
ANA PATRÍCIA MISAEL PIRES (comerciante) – Bandeirantes

Fazer parte da solução
Fiquei emocionado ao ver estampado em uma revista da cidade várias páginas falando do ex-prefeito Wilson Moreira. Moreira gostava de ouvir os vários segmentos da sociedade e chamava as pessoas para se reunirem em uma mesa em seu gabinete para opinarem sobre determinado assunto. Se alguém vinha só com questionamentos ele perguntava se ela fazia parte do problema ou da solução e se ela dizia que era da solução ele agradecia e falava, junte-se a nós. Hoje me dá ojeriza ver membros do Judiciário e do Legislativo encastelados em suntuosos prédios na capital federal não se sentirem constrangidos em julgar ou aprovar leis quando têm interesses diretos que colidem com suas atribuições e se acham soberanos em tudo, porque não tem quem os corrija. Tem deputado de Minas Gerais que é indicado por seus pares para relatar lei de isenções de multas em que empresas da família devem milhões para a união e a culpa depois é do cidadão brasileiro. Dr. Wilson nos sinalizou o caminho e não nos resta escolher melhor nossos representantes (pessoas que realmente fazem parte da solução), caso contrário, a juventude de nosso país continuará a ter sonhos desfeitos e ficarão infinitamente longe de um legado de decência e direito ao menos a um trabalho digno.
VIRGÍLIO MOREIRA (engenheiro civil) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br