O significado das palavras – Romero Jucá
Aos berros, o senador Romero Jucá, investigado pela Polícia Federal, disse não conhecer o significado da palavra "medo". E, em seguida, ao continuar defendendo sua falcatrua para proteger ladrões com o foro privilegiado e o impedimento de que sejam investigados, ele ameaça e descreve a atual situação do governo e da maioria da classe política brasileira: "Se acabar o foro ... Suruba é suruba! ... Não uma suruba selecionada". Não é somente o foro que tem que acabar, o que precisa que acabar é a arrogância e a cara de pau dos ladrões deste País. Ex-ministro por duas vezes, três vezes eleito para o Senado. Um bom exemplo do tipo de pessoas que saqueiam o País e que parece, finalmente, irão parar onde merecem: atrás das grades. Lá, o senhor Jucá em breve conhecerá o significado da palavra "medo" e quiçá de outras que, como educador, prefiro não repetir.
RUBEM DE OLIVEIRA CAUDURO (professor) - Londrina

O crime não pode vencer a Justiça
Com as investigações se aproximando dos caciques mais influentes do poder político que atualmente nos governa, a Operação Lava Jato está sofrendo investidas ardilosas e estratégicas no sentido de enfraquecê-la, podendo perder a guerra contra a corrupção. O Senado Federal se transformou num bunker de calhordas e velhas raposas políticas que peremptoriamente se utilizam do jogo sujo e rasteiro dos corruptos para frear as investigações. O esperneamento era esperado, pois os criminosos não iriam estender passivamente as mãos às algemas. Renan Calheiros, Romero Jucá e até o sem mandato Sarney articulam um execrável vale-tudo para desmontar a força-tarefa da Lava Jato. A blindagem de Moreira Franco, as nomeações de Edison Lobão e Collor para presidirem importantes comissões no Senado e a indicação de Alexandre Moraes para a Corte Suprema é demonstração inequívoca e explícita de contra-ataque à apuração das falcatruas. Até mesmo o ministro Gilmar Mendes do STF, com a sua confrontação à atuação do juiz Sérgio Moro, está contribuindo para a impunidade se concretizar. Essa podridão moral é de dar nojo e requer intensa repugnância e repulsa dos brasileiros. Vamos manifestar de forma contundente toda a nossa indignação e revolta. Esses corruptos não vão nos colocar de joelhos. Precisamos utilizar a força, que comprovadamente temos nas ruas, para pressionar as autoridades sérias a agirem com determinação contra os criminosos. Nesse momento crítico e decisivo, torna-se imperioso apoiar com veemência a Operação Lava Jato. Também apoiar e cobrar a confiável presidente do STF, Carmem Lúcia, a sua promessa de que o crime não vencerá a Justiça.
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas)- Londrina

‘Bonecas Caillat’ made in Brazil
Temos duas no Senado, uma a cópia versão feminina(apenas no visual) do Visconde de Sabugosa, e outra versão feminina do Dwarf (na aparência albina e altura apenas) o anão no filme Hobbit. Enfim, assim caminha a humanidade.
LUIZ EDGARD BUENO (escritor) - Londrina

Manifestações populares
Diversas manifestações estão sendo realizadas nestes últimos meses. São protesto a uma série de distorções que estão em curso, principalmente pelo governo federal e orquestrada pela classe política. Estas manifestações são mais que legítimas e merecem nosso irrestrito apoio. São protestos que pedem urgentemente reformas em todos os setores da administração federal. Os remendos nas reformas estão provados que os vícios continuam e a corrupção e roubalheira proliferam sem nenhuma cerimônia. Todavia, o governo por meio da Polícia Federal tem por dever verificar quais são as verdadeiras manifestações, pois estão sendo realizadas também muitas badernas e baixaria em nome destes legítimos protestos. Hoje, devido à crise que atravessamos temos milhões de desempregados, porém a maioria dos protestos são compartilhados pelos mesmos profissionais da baderna. São desocupados que nunca gostaram de trabalhar e sua ocupação é sair para as ruas para divulgar sua índole e perturbar a ordem. Tudo isso ficaria sem consistência se a imprensa com a força que desfruta tomasse uma resolução de publicar o nome de todos os políticos que votassem contra os interesses da sociedade. A transparência em todos os setores e sobre todos os atos é o ponto chave para evitar as manobras que nefastamente estão acabando com o vigor da nação e com a esperança de um povo.
WELLINGTON AMARAL SAMPAIO (administrador) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br