Primeiros passos
A Folha de Londrina em sua edição de 26/9 trouxe matéria sobre o desassoreamento do Lago Igapó. Fica nossa sugestão para que se adotem, desde já, procedimentos preliminares ao desassoreamento propriamente dito para evitar a continuada da deposição dos resíduos sólidos no leito do lago. A retirada dos resíduos sólidos seria o passo final e mais caro de todo processo. Inicialmente, é necessário cuidar das microbacias e dos afluentes do lago adotando as seguintes sugestões: recompor a vegetação do entorno; reparar guias e sarjetas das ruas e avenidas; exigir muretas nos lotes vazios; recompor a área permeável dos imóveis e onde não for mais possível restabelecer a área permeável de 20% da propriedade, promover a captação de área equivalente de telhados; construir caixas para decantação dos resíduos sólidos no encontro dos afluentes com o lago e que tenham acesso para limpeza periódica. Além disso, seria importante promover campanhas de conscientização da população e, para isso, poderia explicitar o belo projeto "O rio da minha rua". A adoção de tais medidas promove a recarga do lençol freático, melhora o micro clima da região, alivia a rede de galerias pluviais, reduz gastos públicos no futuro e, consequentemente, se torna um fator redutor de inundações e preserva o cartão postal mais belo de Londrina.
VIRGILIO MOREIRA (engenheiro civil) – Londrina

Administração
O saudoso ex-prefeito Dalton Fonseca Paranaguá dizia: "O rico administra com dinheiro, o pobre, com a cabeça". Aliás, administrar é para administrador. O fundamental é saber fazer. Para mandar, a economia é a base do progresso. Do contrário, empresa pública ou particular irá à falência. Também o saudoso ex-prefeito Wilson Rodrigues Moreira, honesto e competente, conhecia todo o funcionamento da prefeitura e a cidade no todo, deixando a marca histórica como um dos melhores prefeitos de Londrina. Caberá ao futuro prefeito, montar uma equipe competente, acabar com o Profis que privilegia os maus pagadores em detrimento do verdadeiro cidadão contribuinte. Desejo sucesso, não esquecendo que o povo irá cobrar, não aceitará discriminação por viver na periferia.
MOISÉS DOS SANTOS (entregador de gás) – Londrina

Eleições utilitárias
Não é incomum encontrar no meio político candidatos que apresentem propostas com grandes propensões a resolver problemas com os quais convivemos todos os dias. São ideias de como melhorar os atendimentos em saúde, educação, aumentar a cobertura em assistência social, enfim, onde quer que pensemos na hipótese de um problema, há quem tenha uma solução. Todo cuidado é pouco, para que não sejamos seduzidos pelo utilitarismo, onde o maior objetivo da moral é elevar ao máximo a felicidade, garantindo o quanto possível a predominância do prazer sobre a dor, como queria Jeremy Bentham. Os perigos do utilitarismo se encontram em uma busca pela felicidade da maioria a qualquer custo, passado por cima de direitos individuais e da própria dignidade da pessoa humana. Soluções utilitárias são aquelas que não se importam com a dor de um para que seja alcançada a felicidade hegemônica, o que por óbvio é uma arma para a aquisição ou a perpetuação no poder. O seu candidato olha para cada pessoa como um indivíduo único e sujeito de direitos ou ele enxerga o povo como unidade que, a partir de medidas utilitárias, pode ser feliz, empurrando para debaixo do tapete os casos de violência doméstica, assaltos em bairros de pouco iluminação e a demora no atendimento em filas de hospitais? O utilitarista mostra que é possível a felicidade da maioria, e não é só o candidato que usa deste pensamento, o eleitor que troca seu voto por favores, da mesma forma obtém a felicidade às custas do sofrimento de outras pessoas, que muitas vezes são invisíveis na sociedade.
VINÍCIUS ALVES SCHERCH (advogado)- Bandeirantes

Analfabetismo sob dois ângulos
Em Sertanópolis, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura à reeleição do prefeito Aleocídio Balzanello (PDT), popularmente conhecido como Tite Balzanelo, sob o entendimento de que ele é considerado analfabeto e, portanto, inapto ao exercício do cargo. Em primeiro plano, temos que acatar e respeitar as determinações judiciais, mas temos também que levar em consideração que um burro carregado de livros não é um sábio e têm muitos candidatos com essa carga concorrendo pelo país afora.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Correção
Ao contrário do informado na matéria "O preço de um resgate" (Economia, 29/9), há pelo menos meia dúzia de casos de extorsão por ransomware em investigação no Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) de Curitiba.

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br