Entre setembro e outubro de 2022, diversas pessoas questionavam-me visando saber em qual candidato iria votar no pleito presidencial. No primeiro turno, respondia que seria em Simone Tebet, e logo o interlocutor afirmava: se votar nela, estará elegendo o Lula! No segundo turno, novamente indagavam-me e respondia que votaria em branco, visto que nenhum dos dois finalistas, para mim, estava preparado para exercer o cargo. Incontinenti, repetiam: votando em branco, elegerá Lula, e o Brasil se tornará um país comunista, e isso se tornou um refrão tolo dos extremistas de direita, e a eles respondia sempre que o comunismo jamais seria implantado no Brasil.

Os acontecimentos do dia 8/2, com a deflagração da operação Tempus Vertatis, a hora da verdade, pela Polícia Federal, e com a divulgação de dezenas de provas, deixou claro que não era a esquerda que desejava dar golpe, e sim a extrema-direita, que almejava impor uma ditadura à semelhança daquela iniciada em 1964. Uma vergonha para aqueles extremistas que apoiaram um candidato que buscava se perpetuar no poder por meio de um golpe em busca do retrocesso, do autoritarismo!

Ontem, ao ler as mensagens trocadas, ouvir gravações e assistir vídeos golpistas, tudo arquitetado e liderado pelo presidente e seus ministros militares, com ajuda de alguns espertalhões civis, deu nojo! Os golpistas agora afirmam sofrer perseguição, quando, em verdade, o que está ocorrendo é o trabalho sério e correto da Polícia Federal e da Procuradoria Geral da República, que antes estiveram sob comando de cegos dos desmandos do governo. São eles que enviam pedidos e manifestações ao Ministro Alexandre de Moraes, que, diante da robustez das provas, determina a prática dos atos necessários a elucidar a verdade.

Lula foi eleito ‒ sem o meu voto ‒ e, decorrido um ano de governo, questionei alguns daqueles que afirmavam que o Brasil se tornaria um país comunista com as seguintes perguntas: as propriedades privadas urbanas e rurais foram incorporadas ao Estado? Todas as escolas e hospitais se tornaram públicos? As colheitas, os rebanhos e abates de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e avinos estão sendo entregues ao Estado? A livre iniciativa deixou de existir? As empresas comerciais, bancos e a indústria foram estatizados? A bandeira nacional passou a ser vermelha? Não! Isso não ocorreu!

Parece-me que milhões de brasileiros não sabem o que é comunismo, dado que se soubessem jamais diriam que o Brasil com um presidente de esquerda se tornaria comunista, pois, no comunismo o propósito é estabelecer uma sociedade igualitária, acabar com a propriedade privada, socializar os meios de produção, extinguir a divisão de classes e acabar com a exploração do trabalho, e outros, sendo que o Brasil durante os governos de esquerda nunca esteve à mercê desses propósitos.

A partir de 2018 os brasileiros foram persuadidos por um cidadão camuflado de patriota que pronunciava um discurso falso, imoderado e exacerbado, induzindo a população a se tornar avessa ao respeito mútuo, ao direito de pensar, agir e de se manifestar livremente, sendo muitas vezes quase coagido a votar no candidato da extrema-direita “para o bem do Brasil”, caso não votassem seriam ou foram titulados de comunistas!

Um absurdo, visto que agora sabemos o desastre que foi votar na extrema-direita que pretendia o golpe, o autoritarismo!

François Mitterrand; François Hollande; Emmanuel Macron; Felipe González Márquez; Bettino Craxi; Anthony Albanese; Pedro Sánchez; António Costa; Jonas Gahr Støre; Mette Frederiksen; Katrín Jakobsdóttir; Magdalena Andersson; Sanna Marine, além de outros, mundo afora. Sabem o que eles têm em comum?

São todos de esquerda! Realizaram ou realizam excelentes governos, e todos mantiveram e mantêm em seus países, França, Espanha, Itália, Austrália, Portugal, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia e muitos outros, uma democracia esplêndida, invejável, e nunca precisaram dar golpe para se manter no poder.

Portanto, governante de esquerda não é e nunca foi sinônimo de país comunista, e o exemplo, além dos países acima mencionados, é o próprio Brasil, que entre 2002/2016 foi governado pela esquerda e não se tornou comunista. Londrina teve dois prefeitos do PT ‒ Luiz Eduardo Cheida e Nedson Micheletti, o último com mandato de oito anos, e nada mudou, lembrando que a bandeira do município é totalmente vermelha, com estrelas. Linda!

Almir Rodrigues Sudan, graduado em direito, economia e jornalismo.