Em relação ao artigo “A inércia do setor de bares e restaurantes de Londrina”, assinado pelo comerciante Valmor Pedroso e publicado pela FOLHA no último dia 2, neste espaço, a Associação Comercial e Industrial de Londrina - Acil - esclarece sobre o trabalho desenvolvido há mais de oito décadas para unir os empresários da cidade, inclusive de bares e restaurantes, em razão das demandas importantes dessa indústria de serviços que fundamenta o turismo e a nossa economia.

Causa estranhamento o autor reclamar da união dos empresários atacando justamente as duas entidades que mais têm se esforçado neste sentido: Acil e Abrasel, cujo princípio associativista está justamente sedimentado no coletivo. No caso da Acil, um coletivo com 86 anos de atuação.

Unidas, Acil e Abrasel trabalharam contra uma brecha identificada em um projeto das Leis Complementares do Plano Diretor, que poderia resultar no fechamento de bares e restaurantes às 18 horas. Da mesma forma, a Acil trabalhou em prol do empresariado durante toda a elaboração do Plano Diretor, e permanece atuando incisivamente na construção das Leis Complementares. É uma ação que extrapola segmentos e setores.

Uma das conquistas recentes é abertura do comércio de rua até às 22 horas, possibilidade que ainda não foi incorporada pelos comerciantes principalmente por questões trabalhistas - cuja negociação cabe aos sindicatos -, mas que continua de extrema importância para o setor de bares e restaurantes por estimular o fluxo de pessoas além das 18 horas. Importante frisar que a Acil lutou pela liberdade, não pela obrigação, cabendo aos empresários a responsabilidade de abrir no horário mais conveniente.

Poderíamos listar outras ações que beneficiam os bares e restaurantes, como a Feira na Praça, cuja principal atração é a gastronomia. Ou o próprio Lidere, que além de atualizar a formação empresarial em gestão, empreendedorismo, liderança e inovação, também contribui com o trânsito de pessoas de fora, que ocupa hotéis e, obviamente, bares e restaurantes. Uma estratégia recente envolve emenda parlamentar de bancada, na esfera federal, capaz de impactar profundamente todos os setores ligados ao turismo.

O próprio Ecossistema de Inovação de Londrina tem uma governança, a Estação 43, que nasceu dentro da Acil. Também atuamos, junto a outras entidades, na contratação de um executivo para tirar o MasterPlan do papel, planejamento estratégico fundamental para Londrina - e também para os bares e restaurantes.

É a união que nos leva a sediar um Núcleo de Desenvolvimento Empresarial que está às vésperas de completar 15 anos; ou a Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina, uma vez que a infraestrutura é essencial para o setor em questão; ou mesmo a Comissão de Revitalização do Centro, cujo trabalho vai resultar em um impacto regional. Também foi a união que nos levou a conquistas históricas como a ponte de automóveis sobre o Rio Tibagi e a participação efetiva na construção da Santa Casa e na criação da Universidade Estadual de Londrina.

O trabalho da Acil, portanto, está acima das questões setoriais. Mas, mesmo nelas, agimos com o Programa Empreender, cujos núcleos vêm obtendo resultados significativos para segmentos e/ou regiões específicas. São empresários que deixam a concorrência de lado para solucionar problemas coletivos. Partiram da reclamação para a ação.

Como entidade representativa, a Acil está aberta ao diálogo e a todos os interessados. Este breve retrospecto ilustra a relevância de nosso trabalho, todo ele fundamentado na união dos empresários. O desenvolvimento de Londrina passa por nossa instituição.

Angelo Pamplona, presidente da Acil

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]