Ano eleitoral é sempre assim: pessoas que precisam regularizar a situação delas perante à Justiça Eleitoral encaram longos períodos de espera no último dia do prazo para cumprir as exigências e poderem votar.

Nesta quarta-feira (8) não foi diferente. Os londrinenses enfrentaram um tempo de espera de até cinco horas para atendimento no Fórum Eleitoral no último dia para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor para o pleito de outubro. As senhas foram distribuídas até as 18h, mas o atendimento seguiu noite adentro.

O volume de atendimentos nesta quarta-feira foi bem superior ao dos dias anteriores. Na terça (7), por exemplo, 746 pessoas foram até o Fórum. O balanço indica 300 alistamentos, 304 revisões e 142 transferências. Além do horário estendido, o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) também realizou plantões em dois fins de semana.

Até o final da tarde desta quarta, a parcial indicava 607 atendimentos: 283 alistamentos, 94 transferências e 230 revisões. Cerca de 300 pessoas aguardavam na fila com senha para atendimento durante a noite.

Em entrevista à FOLHA, o juiz Mauro Ticianelli ressaltou o volume de alistamentos feitos no Fórum de Londrina. A Justiça Eleitoral focou neste ano em incentivar jovens a partir de 15 anos a tirar o primeiro título, visando uma maior participação da juventude no pleito.

Ticianelli acredita que Londrina vai atingir neste ano a marca de 400 mil eleitores. "Metade do nosso atendimento é alistamento novo e a outra meta é todo o restante do serviço", afirmou.

O esforço para tirar o título ou regularizar a situação vale a pena. Estar quite com os compromissos eleitorais é muito mais que uma obrigação, Votar é um direito conquistado a duras penas por homens e mulheres.

É por intermédio do voto que os cidadãos escolhem quem vai representá-los nos diversos níveis de governo. É o seu maior poder, aquele que lhe garante participação de fato no destino de sua cidade, estado e país. Cada voto conta.

Mas o compromisso com o presente e o futuro das nossas cidades não termina com a regularização do título. Para garantir que a sua voz seja ouvida e para trilhar com responsabilidade esse caminho em favor da democracia e da sociedade, é preciso conhecer os candidatos a prefeito e vereadores deste ano de 2024, pesquisar a carreira deles, atuação profissional, histórico de vida, propostas, o partido e quem são seus correligionários.

É também muito importante verificar se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que o candidato pretende ocupar. E atenção para as promessas muito fáceis de fazer, porém inviáveis para serem cumpridas.

Obrigado por ler a FOLHA!