Chegamos à Sexta-Feira Santa, um dia de extrema importância para os cristãos. Um dia de reflexão, que chama a todos para a introspecção.

A Semana Santa, que termina no domingo de Páscoa (31) é um momento especial não apenas para aqueles que celebram as tradições religiosas. Mas é tempo de toda a humanidade se inspirar nas mensagens universais de amor, paz e renovação que essa época traz.

Cada povo e cada país acrescentam alguma característica específica às celebrações da Semana Santa, um tempo esperado, que reúne famílias e amigos para recordar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Boa parte das famílias, cristãs ou não, troca ovos de chocolate e procura se reunir com familiares e amigos em torno da mesa. Estar com quem se gosta é o desejo de todos nesta época, mas é essencial pensar e falar com nossos amigos e parentes sobre os valores que verdadeiramente definem o espírito da Páscoa.

O amor ao próximo é o mais importante desses valores. Acrescentando ainda a justiça, a fraternidade e a união. Palavras essenciais, principalmente se considerarmos que em 2024 muitos países estão divididos por diferenças e as guerras e conflitos teimam em nos fazer esquecer que é preciso praticar a compaixão, cultivar o amor e o respeito e viver com o sentimento de empatia.

Independentemente da religião e das crenças, cada indivíduo faz parte de uma humanidade compartilhada. E nesse sentido, devemos lembrar a importância do respeito ao meio ambiente.

Se hoje podemos apreciar as belezas naturais que nos cercam, devemos nos lembrar de nossa responsabilidade coletiva de preservá-las para as gerações futuras. Preservar o meio ambiente também é um ato de amor.

A Páscoa é renovação e esperança em um mundo melhor, onde a paz prevaleça sobre a violência e a solidariedade e o entendimento ajudem os homens e mulheres a superarem os conflitos.

Neste próximo domingo e em todos os dias do ano, vamos vivenciar e acolher os verdadeiros significados da Páscoa: renovação, amor, paz, respeito.

A Folha de Londrina deseja a todos uma Feliz Páscoa, com harmonia e repleta de alegrias.