O crescimento do número de produtos com IG (Indicação Geográfica) vai de vento em popa no Brasil e o Paraná foi destaque no último ano quanto se trata de expansão. Hoje, o território paranaense possui 12 produtos com IG, ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com 19 e 13 produtos certificados, respectivamente.

A Indicação Geográfica é uma espécie de patente que identifica um produto ou serviço originário de um território quando seu diferencial é atribuído à região onde fica. Essa ferramenta é muita eficaz na função de atestar a notoriedade de uma região e de sua população em produzir bens e serviços específicos. A IG é também uma forma de proteção à propriedade intelectual brasileira.

A presença paranaense no cenário nacional de Indicação Geográfica não para nos 12 produtos reconhecidos. Mais sete produtos paranaenses estão em processo de certificação no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e outros seis devem ser inscritos até o final do ano. A projeção, portanto, é que o Paraná alcance 25 produtos certificados nos próximos anos. O Brasil conta hoje com 108 produtos reconhecidos com Indicação Geográfica, sendo 83 de procedência e 25 de origem.

As IGs (Indicações Geográficas) contêm duas classificações: IP (Indicação de Procedência) – quando a região torna-se conhecida como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto. Ou seja, está relacionada à tradição e à reputação dos produtores. Um exemplo seria o champagne, espumante da região francesa que acabou levando o nome da região.

Outra classificação é a DO (Denominação de Origem), reconhecimento de um produto de determinada região cuja notoriedade se dá exclusivamente pelas características do produto proveniente do meio geográfico. Um exemplo seria um mel com sabor e aroma diferenciados porque a localidade onde é cultivado interfere nas características do produto.

Como a Folha de Londrina mostrou na edição do último fim de semana (4 e 5), o primeiro produto a ser certificado nesse quesito foi o Vinho do Porto, em Portugal, em 1756. No Brasil, a primeira região do país a ser oficialmente reconhecida como Indicação Geográfica foi o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, em 2005. No Paraná, quem abriu a lista foram os Cafés Especiais do Norte Pioneiro, em 2015. Entre outros paranaenses que estão na lista temos a goiaba de Carlópolis e o mel de Ortigueira.

Incentivar produtos a obterem indicação geográfica é muito importante tanto para produtores e empresários, quanto para a cidade ou região. Em primeiro lugar, isso ajuda a promover a identidade e a cultura de uma região específica, destacando características únicas e tradicionais. Em segundo lugar, essa condição pode agregar valor ao produto, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e a valorização da produção sustentável.

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