A Região Metropolitana de Londrina tem muitas questões com infraestrutura e uma das mais emblemáticas é a instalação do aparelho ILS no Aeroporto José Richa. Há pelo menos três décadas, a ausência do equipamento que auxilia pousos de aeronaves em condições climáticas desfavoráveis é alvo de críticas de moradores e representantes do setor produtivo do Norte do Paraná. É muito fácil encontrar em Londrina alguém que já deixou de viajar ou tem um familiar ou amigo que foi prejudicado por cancelamentos de voos em decorrência de mau tempo.

O problema é que hoje as dúvidas sobre quando o ILS será instalado são motivos de muito aborrecimento. Se antes as cobranças eram dirigidas à Infraero, hoje elas se voltam à CCR Aeroportos, concessionária que ganhou a licitação para administrar o José Richa, herdando a parte boa e os problemas do Aeroporto de Londrina. E entre as demanda está a instalação do ILS.

Frente à relevância da reivindicação, é legítimo que o município seja informado pela atual administradora do Aeroporto José Richa a quantas andam as obras que darão sustentação à instalação do tão sonhado equipamento.

Como não poderia deixar de ser, o ILS ganhou espaço na palestra que o secretário de infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, ministrou no 20º Encontros Folha, realizado pelo Grupo Folha de Londrina nesta terça-feira (14), no Centro de Eventos do Aurora Shopping.

O tema Infraestrutura e Transportes no Norte do Paraná – Desafios e Oportunidades reuniu em torno do debate o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Fernando Moraes, e a secretária municipal de Segurança Pública e Trânsito de Cambé, a arquiteta e urbanista Danaê Fernandes. A mediação ficou a cargo do professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e colunista da FOLHA, Marcos Rambalducci.

A 20ª edição do Encontros fecha com chave de ouro mais um ano em que o Grupo Folha de Londrina se dedicou a promover o debate da melhoria da infraestrutura de transporte no Norte do Paraná. Essa pauta, aliás, já foi tema de um dos primeiros Encontros, no ano de 2014. Um assunto que agora foi revisitado, mas sempre lembrado pelo jornal que tem o desenvolvimento socioeconômico como uma das principais pautas.

Obrigado por ler a FOLHA!