As vagas temporárias para o Natal 2023 devem bater recorde dos últimos 10 anos. A boa nova vem das análises da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que prevê um aumento da oferta de vagas de empregos temporários na principal data comemorativa do varejo, o Natal. Com a expectativa de aumento de 5,6% nas vendas, em comparação ao ano passado, a estimativa é de contratação de 108,5 mil trabalhadores temporários, a maior oferta desde o mesmo período de 2013, quando foram abertas 115,5 mil vagas.

O otimismo se baseia em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que o cenário é promissor para o varejo brasileiro este ano. “Além do aumento das vendas, o sentimento de confiança também está relacionado à recuperação econômica e às melhores condições de consumo, proporcionando oportunidades significativas para os trabalhadores temporários neste período festivo”, diz Tadros.

Para a CNC, a liderança nas contratações ficará para os setores de hiper e supermercados, que vão oferecer 45,47 mil vagas, seguidos pelo ramo de vestuário, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.

Mais da metade (54%) da oferta de vagas para o Natal deste ano deve se concentrar nos Estados de São Paulo (28,41 mil), Minas Gerais (12,13 mil), Paraná (9,14 mil) e Rio de Janeiro (7,96 mil).

O salário médio de admissão deve alcançar R$ 1.605, um avanço de 1%, em termos nominais, comparado ao mesmo período do ano passado, quando a remuneração média ficou em R$ 1.596.

Os números acima reforçam que o Natal é uma data crucial para a economia e isso acontece por vários motivos. Primeiramente, representa uma época de intensa atividade comercial, impulsionando setores como varejo, alimentação e entretenimento. O aumento nas vendas de presentes, decorações e alimentos típicos cria uma demanda significativa, beneficiando empresas de todos os portes.

Assim, o Natal não é apenas uma celebração cultural. Estamos falando de uma data dinâmica que gera impactos positivos que reverberam em diferentes setores, fortalecendo a atividade econômica e promovendo o bem-estar social.
Obrigado por ler a FOLHA!