Termina neste domingo (14), a 62ª edição da ExpoLondrina, uma feira que tem como origem e finalidade o agronegócio mas que, ao longo das décdas, potencializou outros setores.

Da agricultura à indústria, do entrenimento à gastronomia, da saúde aos projetos de sustentabilidade, tudo passa pela feira que se transformou numa vitrine da própria mudança do mercado e da sociedade frente a novos desafios e conquistas.

Neste domingo, a festa de encerramento da Expô, com show de Ana Castela - fenômeno do chamado agronejo que nasceu no Mato Grosso do Sul mas despontou em Londrina - deve reunir cerca de 30 mil pessoas só na Arena de Shows, um número sem comparação em relação a outros eventos artísticos na cidade. Como a FOLHA mostrou em várias edições durante a semana, este número monumental se repetiu em outros shows como um indicativo de um sucesso que movimenta as pessoas e a economia.

Mas a Expô aponta também para outros segmentos como a Saúde, tão bem representada pelo HU (Hospital Universitário de Londrina) que, pelo quinto ano consecutivo, ocupou um espaço de destaque no evento, mostrando 54 ações significativas do SUS (Serviço Único de Saúde) colocados à disposição dos usuários. Neste sentido, Londrina demonstra sua posição como polo importante da Medicina que atende não só pacientes locais como vindos de outras cidades e regiões que recebem tratamentos especializados e altamente qualificados.

Consolidada também em seu objetivo primordial de feira de negócios, a ExpoLondrina 2024 foi o ponto de encontro de empresários com o BRDE (Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) que liberou mais de R$ 120 milhões em contratos para cinco empresas da região de Londrina. Na ocasião, o superintendente do Banco, Paulo Cesar Starke Jr., falou sobre a atuação da instituição e destacou que cerca de 60% da presença da instituição estão ligados à cadeia do agronegócio.

Com a cidade mais movimentada durante a semana, com a ocupação de hotéis, bares, restaurantes e serviços de gastronomia na própria feira - indicando o quanto os eventos dessa natureza repercutem e somam para a economia local - a ExpoLondrina se despede da sua edição de 2024. Na próxima semana, ainda deverão ser divulgados os números totais dos negócios realizados em torno do agro, uma potência que faz do Norte do Paraná uma região de pujança insubstituível no mapa da economia do estado e do Brasil.

A FOLHA deseja sucesso e boa diversão aos seus leitores!