Com a chegada do verão, uma preocupação extra ganha destaque para aqueles que escolhem compartilhar a vida com um cão ou um gato: os efeitos do calor sobre nossos leais amigos peludos. As altas temperaturas afetam com mais intensidade cães e gatos, cujos mecanismos de regulação térmica diferem dos humanos, pois possuem poucas glândulas de suor. A regulação térmica nesses animais ocorre principalmente pela respiração ofegante e pela transpiração através das patas e focinhos, isso os torna mais suscetíveis aos efeitos adversos do calor. Ainda, é importante termos em mente que sua temperatura corpórea varia de 37,5 a 39,2 °C em cães e 37,8 a 39,2 °C em gatos.

Geralmente, notamos que os cães estão com calor por estarem ofegantes e com a língua para fora. Mas e os gatos? Esses animais não costumam ficar ofegantes como os cães, mas podem apresentar uma respiração acelerada, boca semiaberta e se lambem com maior frequência, além de apresentar salivação intensa, miados mais frequentes, falta de apetite e apatia. O calor intenso também pode causar insolação, queimaduras, problemas respiratórios e aumento da proliferação de pulgas e carrapatos, exigindo proteção adequada.

Para garantir o bem-estar dos animais e protegê-los durante esse verão, é importante adotar medidas de cuidados e proporcionar um ambiente seguro e confortável para os peludos:

Água fresca deve estar disponível em quantidade suficiente durante o dia todo. É interessante manter potes de água em diferentes áreas da casa. Cuidado para não deixar o pote exposto ao sol!

Não leve seu pet para passear ou brincar ao ar livre nos horários mais quentes do dia! Procure realizar essas atividades no início da manhã ou após o pôr do sol.

Certifique-se de que seu animal possui abrigo na sombra nas áreas externas da casa e que dentro de casa esteja bem arejado e ventilado.

Passe protetor solar! Seu pet também precisa de protetor solar para evitar queimaduras solares e prevenir o câncer de pele. O uso é principalmente recomendado em animais de pele clara ou com pelos curtos. Busque orientação do profissional veterinário acerca da aplicação de protetores solares desenvolvidos exclusivamente para animais.

Nunca deixe seu animal dentro de um veículo estacionado. Mesmo que seja por pouco tempo, na sombra e com as janelas abertas as temperaturas internas podem aumentar de forma rápida, representando um sério risco para a vida do seu pet.

Proporcione superfícies frescas, como pisos de azulejo. Cães e gatos costumam deitar-se com a barriga em contato com o chão para que possa ser realizada a troca de calor com o piso e assim se refrescarem.

Outra dica recomendada e que os pets adoram são os sorvetes de frutas feitos em casa. Utilize frutas que são permitidas para consumo pelos pets, como banana, maçã, melão e melancia, por exemplo. Além de refrescantes, ajudam na hidratação e servem como enriquecimento ambiental. Os sachês de ração úmida também são uma ótima opção para manter os pets mais hidratados e refrescados no verão.

Ainda, banhos regulares nos cães é bem-vindo no verão. Também é ideal escovar os cães e gatos com frequência, para que o excesso de pelo morto seja retirado e não impeça a troca de calor. A tosa higiênica também auxilia a troca de calor na região abdominal dos animais.

Fique atento aos sinais! Caso seu pet apresente sinais de mal-estar devido ao calor, como apatia em excesso, dificuldade respiratória, salivação excessiva, gengivas avermelhadas, procure um médico veterinário imediatamente.

Poliana Vicente de Souza, médica veterinária, especialista em Saúde da Família. É professora da Escola Única de Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter