O Natal está nas ruas. Faltam apenas 20 dias para a data mais esperada do comércio, que em Londrina abriu as portas em horário estendido desde segunda-feira (4). Os lojistas paranaenses estão esperançosos e a maioria acredita que o Natal de 2023 será melhor do que o de 2022.

Uma sondagem realizada pela Fecomércio-PR em conjunto com o Sebrae-PR apontou que 81,3% dos consumidores pretendem presentear parentes ou amigos neste final de ano. O percentual está acima dos 78,8% registrados em 2022 e o valor do tíquete médio também subiu de um ano para o outro, de R$ 322,36 para R$ 337,96, alta de 4,8%.

Os resultados do estudo animam os lojistas que registraram vendas abaixo do esperado nas principais datas do varejo no primeiro semestre deste ano.

“A principal data do varejo nacional promete ter um bom desempenho para os comerciantes paranaenses. A intenção de presentear no Natal cresceu em relação ao ano passado, bem como o tíquete médio. A compra pela internet se iguala pela primeira vez ao comércio de rua na série histórica da pesquisa, e a compra em shoppings também se destaca comparativamente ao levantamento anterior”, destacou o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio-PR, Rodrigo Schmidt, em entrevista à Folha de Londrina.

As lojas do centro da cidade foram apontadas como o local preferido para fazer compras por 21,9% dos paranaenses ouvidos na pesquisa. As lojas de bairro foram citadas por 24,6%. Somadas, totalizam 46,5%, mesmo percentual das compras pela internet. Os shoppings vêm logo na sequência, com 44,8%.

Você que está lendo este texto tem grande chance de ganhar uma peça de roupa de presente de Natal. Isso porque os itens de vestuário estão no topo da lista de presentes dos consumidores, com 57,5%. Os brinquedos devem corresponder a 42,8% das preferências, seguidos por perfumes e cosméticos (19,1%).

A disposição para presentear é importante, mas os economistas lembram que as pessoas que têm dívidas devem pisar no freio e ir devagar. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas em parceria com o SPC Brasil em 27 capitais brasileiras apontou um dado preocupante: 33% dos consumidores que pretendem presentear amigos e familiares neste ano possuem contas em atraso e 69% deles estão com o nome sujo.

Outro dado revelado pela pesquisa que serve de alerta é que 24% dos que planejam comprar presentes no Natal costumam gastar mais do que podem e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes. A estimativa é que 15,2 milhões de consumidores brasileiros fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros devido às compras natalinas.

Nesses casos, especialistas lembram que a prioridade deve ser sempre o pagamento das contas para não entrar em 2024 tendo que cortar despesas importantes. Melhor é planejar as compras e se deixar levar pelas emoções só mesmo na hora da festa de Natal.

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