O projeto que institui o Dia da Consciência Negra em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) não foi votado na sessão da Câmara desta terça-feira (15), assim como a emenda apresentada pelos vereadores que altera a data de comemoração para o domingo em vez da segunda-feira.

O autor da proposta, vereador Raphael Sampaio (PMDB), não esclareceu o motivo da retirada de pauta, mas confirmou que o texto será apreciado na sessão da terça-feira que vem. O Dia da Consciência Negra é um pedido da Associação de Negros Procopenses (Anepro), que criticou a "manobra" feita pela Câmara em não promulgar o feriado no dia 20 de novembro, assim como em mais de mil municípios brasileiros.

Segundo Associação Comercial, setor de prestação de serviços emprega mais de sete mil pessoas em Cornélio Procópío
Segundo Associação Comercial, setor de prestação de serviços emprega mais de sete mil pessoas em Cornélio Procópío | Foto: Reprodução/Arquivo FOLHA



O presidente da Anepro, Ivaí Lopes Barroso, afirmou que os vereadores mudaram de ideia por causa da pressão que teria sido exercida pela Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (Acecp). O presidente da entidade, Marcos Pedroso de Oliveira, acredita que "o Dia da Consciência Negra seria mais viável no fim de semana. Sendo assim, não prejudicaria os comerciantes".

Conforme dados da Acecp, mais de sete mil pessoas trabalham no comércio da cidade. Não há informações de quanto as lojas deixariam de arrecadar com o feriado.