Santo Antônio da Platina - O agente de saúde pública Dourival Ribeiro da Silva, de Santo Antônio da Platina, explica que cada escorpião reproduz até 20 filhotes por ano. Durante a vida, a fêmea pode criar até 160 animais, que em poucos de dias se tornam adultos e aptos a procriarem. "Os escorpiões são pouco agressivos e têm hábitos noturnos. Eles vivem em locais propícios para o surgimento de insetos, tais como baratas e grilos, que são seus principais alimentos. Esses aninais sobrevivem a longos períodos sem água e alimentos, e vivem escondidos em lugares escuros e úmidos, como frestas, fendas, atrás de móveis, calçados, roupas, panos, redes de esgoto, fossas, pilhas de madeira, entulhos, telhas, tijolos, cercas e sob pedras", alerta. "Não existe veneno capaz de matar o escorpião, ele só morre com água fervendo. No entanto, não é aconselhável arriscar, pois uma única picada em crianças até 12 anos e em adultos acima de 50 anos pode ser fatal", orienta.
Os médicos alertam que nem sempre é possível identificar o local do ferimento, que normalmente apresenta ardor, queimação ou irritação semelhante a uma agulhada. A vítima pode apresentar hipo ou hipertermia e sudorese profusa, náuseas, vômitos, sialorreia e, mais raramente, dor abdominal e diarreia. Além disso, o veneno do escorpião também provoca arritmias cardíacas, hiper ou hipotensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva e choque, taquipneia, dispneia e edema pulmonar agudo.
Em casos suspeitos, a vítima deve procurar um médico imediatamente. O soro pode ser encontrado no Pronto-Socorro Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). (L.G.B.)