Cambará - A decisão da empresa General Mill, dona da Yoki no Brasil, de fechar duas fábricas no País deixou apreensivos os funcionários da unidade de Cambará (Norte Pioneiro). Em um comunicado, a multinacional anunciou a transferência da produção de São Bernardo do Campo (SP) para outros parques fabris da empresa e o fechamento da fábrica e centro de distribuição de Marília (SP).
A empresa não comentou a situação das outras unidades no Brasil, inclusive as duas no Paraná: Cambará e Paranavaí (Noroeste). O Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Fabricação de Açúcar e Alimentação de Jacarezinho e região (Sintrifaal), que está acompanhando o caso, afirmou que não existe indicativo de fechamento ou demissões em Cambará.
"O sindicato tem buscado informações e até agora a empresa não admitiu se tem uma crise. Só informou que é uma readequação e que está focando em outras unidades", disse Vanderlei Gomes de Resende, presidente do Sintrifaal. A expectativa do sindicato é que haja um incremento na produção de Cambará, em função de uma possível absorção da produção das unidades fechadas.
A fábrica de Cambará tem em torno de 750 a 800 funcionários e é a maior geradora de empregos da cidade.
Segundo a General Mill, a medida "é uma decisão estratégica para melhorar a eficiência operacional do negócio". A companhia está em "processo de negociação do pacote de desligamento com os responsáveis dos sindicatos dos trabalhadores nas duas unidades para aproximadamente 400 funcionários impactados. O encerramento das atividades em Marília e a transferência da produção de São Bernardo do Campo acontecerão em 19 de agosto de 2016."