O resgate de vítimas de afogamentos tem mobilizado forças de segurança do Norte Pioneiro
O resgate de vítimas de afogamentos tem mobilizado forças de segurança do Norte Pioneiro | Foto: Luiz Guilherme Bannwart/Divulgação



A temporada de calor mal começou, e quatro pessoas já morreram afogadas no Norte Pioneiro. O número de ocorrências registrado pelos organismos de segurança em menos de 30 dias chama a atenção, e motivou um sinal de alerta emitido pelo Corpo de Bombeiros quanto aos cuidados que a população deve adotar para se evitar tragédias.

O caso mais recente ocorreu no último domingo (8), no Rio das Cinzas, na localidade conhecida por Vila Rural, no bairro Sapé, em Tomazina. O trabalhador rural Jurandir Souza, 30, pescava com mais dois amigos, quando por volta das 18 horas o barco em que estavam atingiu uma pedra e virou na corredeira. Os dois amigos de Souza conseguiram nadar até a margem do rio e salvaram, mas ele acabou submergindo e desapareceu.

As buscas pelo trabalhador rural começaram ainda no fim da tarde de domingo, mas logo escureceu e os trabalhos foram interrompidos. Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, equipes do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina e Ibaiti reiniciaram a operação à procura de Jurandir Souza, mas novamente veio à noite, e para o desespero da família a vítima não foi encontrada. "Ele não sabia nadar e não usava colete salva-vidas. É triste ver o desespero da filhinha dele e da mulher", lamentou o primo José de Siqueira.

Na manhã de ontem, as buscas pelo corpo de Jurandir Souza foram retomadas. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, tenente Jefferson Gregório, até o fechamento desta edição a vítima ainda não havia sido localizada pelas equipes de resgate.

No dia 14 de setembro, dois homens morreram afogados na represa Canoas 2, em Andirá, em um acidente semelhante ao ocorrido no domingo, em Tomazina. A embarcação que João Nilson dos Santos e Antônio Carlos Barbosa da Silva estavam juntos a outros sete tripulantes virou depois de atingir o tronco de uma árvore. Entre as vítimas havia quatro crianças. Todas elas e três adultos foram salvos com a ajuda de pescadores e dos próprios companheiros que acabaram perdendo suas vidas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a embarcação estava superlotada e não havia equipamento de segurança para todos os tripulantes. Os corpos de Santos e Silva foram localizados pelos mergulhadores após dois dias de buscas.

Também no dia 14 de setembro, os bombeiros localizaram o corpo de um pescador no Rio das Cinzas, entre os municípios de Bandeirantes e Itambaracá. A identidade da vítima, no entanto, não foi revelada.

ORIENTAÇÕES
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, tenente Jefferson Gregório, grande parte das ocorrências está associada ao uso de embarcações aliado ao consumo de álcool, sem a utilização dos devidos equipamentos de segurança para prevenir os acidentes. "Na maioria dos casos, as pessoas consomem álcool de forma excessiva e não utilizam os coletes salva-vidas, ou seja, elas assumem um risco muito grande que quase sempre resulta em tragédia", avalia.

O Corpo de Bombeiros alerta a população quanto aos riscos iminentes em rios e represas, principalmente nesta época do ano, quando a procura por locais próprios e impróprios para banho aumenta significativamente. "Acidentes ocorrem, mas eles podem ser evitados. As crianças, por exemplo, têm a mania de brincar nas cavas, isso é muito perigoso e quase sempre termina em afogamento. Crianças e adolescentes devem estar sempre acompanhados por um responsável", adverte o oficial.

No Norte Pioneiro, os locais mais frequentados por banhistas são o distrito da Alemoa, em Siqueira Campos, o Parque da Corredeira, em Tomazina, o Parque da Cachoeira, em Ribeirão Claro e as represas Chavantes e Canoas 2, em Ribeirão Claro, Carlópolis e Andirá, respectivamente.

Habitualmente, a presença de guarda-vidas em parte dessas localidades ocorre somente durante a Operação Verão Costa Norte, que normalmente inicia-se em dezembro e termina após o carnaval. Na última temporada, o Corpo de Bombeiros contabilizou duas mortes por afogamento, um salvamento e 57 advertências a banhistas no balneário da Alemoa, em Siqueira Campos.

Em casos de emergência, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar pelo telefones 193 ou 190.