A revitalizado do Parque da Mina ocorreu a partir de um esforço entre a população e o poder público
A revitalizado do Parque da Mina ocorreu a partir de um esforço entre a população e o poder público | Foto: Fotos: Divulgação



Ibaiti - Criado na década de 1980, o Parque Ecológico da Mina Velha, localizado no perímetro urbano de Ibaiti, no Norte Pioneiro do Paraná, foi revitalizado no ano passado a partir de um esforço conjunto entre a população e o poder público municipal. A área do parque, de aproximadamente 1,8 quilômetro, abriga a única mina de carvão desativada e aberta para visitação em todo o Paraná. Mas, infelizmente, o espaço tem sido alvo de vândalos.
O primeiro episódio, desde a reabertura, em 9 de novembro de 2016, data em que Ibaiti completou 69 anos, ocorreu em 26 de dezembro. Algumas pessoas entraram no local e quebraram as placas de identificação, torneiras, vasos sanitários e deixaram muito lixo. A segunda e mais recente invasão foi na última quinta-feira, 26 de janeiro. Desta vez, o alvo foi uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que ficava em uma gruta dentro do parque. Ela foi jogada em um buraco de difícil acesso.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo de Ibaiti, Hudson Junior Gonçalves, conta que, após o primeiro ato de vandalismo, a nova administração fez a limpeza do parque, serviços de jardinagem, e a substituição das torneiras e vasos quebrados. Novas placas de identificação foram instaladas no local e o parque foi reaberto no início de janeiro. A prefeitura estuda, segundo ele, implantar um sistema de vigilância para garantir a proteção do patrimônio, que é uma das principais atrações turísticas da cidade.
"Temos várias grutas no parque e dentro delas têm escoras muito antigas. Em vistoria, identificamos que há risco de desabamento", acrescenta o secretário. Segundo ele, um engenheiro será chamado para avaliar os riscos e apontar quais escoras devem ser substituídas. Enquanto isso, faixas amarelas permanecerão nos locais considerados de risco para evitar a aproximação dos visitantes e eventuais acidentes.

A imagem da Santa em foto tirada antes da ação dos vândalos; Associação tenta restaurá-la para devolvê-la ao local com mais proteção
A imagem da Santa em foto tirada antes da ação dos vândalos; Associação tenta restaurá-la para devolvê-la ao local com mais proteção



A diretora do Departamento de Meio Ambiente e Turismo da prefeitura de Ibaiti e membro da Associação do Meio Ambiente de Ibaiti (Amai), Viviane Chueire, classifica a última ação dos vândalos como um "ato de ódio". "Eles tiraram a santa da gruta, que pesa cerca de 100 quilos, e a jogaram em um buraco. Tivemos que içá-la com corda e agora vamos tentar restaurá-la", conta. Para ela, o parque precisa de vigilância de domingo a domingo. "Infelizmente, o povo não tem a cultura de cuidar do patrimônio público", lamenta.
A intenção, segundo Viviane, é que a Amai passe a administrar o parque em comum acordo com a prefeitura. A associação havia sido praticamente extinta, mas voltou à ativa neste ano. A previsão é de que em fevereiro a Amai já tenha um novo estatuto e presidente. Além de cuidar da limpeza, manutenção e segurança do parque, a associação pretende fazer melhorias no espaço, como a instalação de uma lojinha para venda de comida e souvenirs e disposição de um guia para contar a história do local aos visitantes.