Jacarezinho - As Dioceses de Jacarezinho e Cornélio Procópio, que abrangem todos os municípios do Norte Pioneiro, vão enviar 450 peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 deste mês no Rio de Janeiro. No total, são 300 peregrinos da Diocese de Jacarezinho e os demais da Diocese de Cornélio Procópio.
Os peregrinos da Diocese de Jacarezinho estão se preparando com a reza do terço em suas residências. No próximo domingo será celebrada a missa do envio nas 42 paróquias da diocese.
O grupo da Diocese de Jacarezinho vai viajar em oito ônibus, sendo que seis deles vão partir na próxima segunda-feira à meia noite, após a benção do bispo, dom Antônio Braz Benevente. Os outros dois ônibus vão viajar na noite de sexta-feira, chegando ao Rio apenas para a vigília e a celebração com o papa Francisco. A estimativa é que a viagem dure cerca de 18 horas, seis a mais que o normal, porque a previsão é que haja muito trânsito na chegada ao Rio de Janeiro.
Um detalhe que chamou bastante a atenção do padre Luciano Alves Enes, responsável pelo setor juventude da diocese, é que quase um terço dos peregrinos são adultos, alguns com mais de 60 anos de idade. Há também alguns casais que vão viajar com seus filhos.
Segundo o padre, a animação entre os jovens vem aumentando desde a realização do Bote Fé, um evento de âmbito nacional que em preparação para a Jornada Mundial da Juventude trouxe a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora para as principais cidades da diocese no mês de fevereiro. "O clima entre os jovens é de muita alegria e partilha; a juventude está animada não apenas em função do encontro com o papa, mas também pelo encontro com outros jovens".
O padre Clayton Carvalho, responsável pelo setor juventude da Diocese de Cornélio Procópio, acredita que a jornada pode aumentar a presença dos jovens nas paróquias, que vem sendo sentida nos últimos anos. "O trabalho com o jovem é desafiante e a nossa expectativa é que eles voltem animados para dar continuidade ao que já está sendo feito não apenas em nossa diocese, mas em todo o Brasil", afirma.
Um dos eventos em preparação dos peregrinos na Diocese de Cornélio Procópio aconteceu no dia 22 de junho. A diocese, que tem 25 paróquias em 19 municípios, vai enviar quase 150 peregrinos para o Rio de Janeiro, sendo poucos adultos. Dois ônibus vão partir na segunda-feira e um outro na sexta-feira. A missa de envio será celebrada na segunda-feira, antes do embarque.
Todas as paróquias das duas dioceses estarão representadas na jornada. As paróquias menores devem mandar apenas dois ou três representantes cada uma.

Missa com o papa
O principal evento da Jornada Mundial da Juventude será a celebração de uma missa com o papa Francisco, no dia 28. São esperados mais de 2 milhões de jovens de todo o mundo para esta celebração.