VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Norte Pioneiro
09/11/2016

Projetos da Tecpar e IFPR ganham destaque

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Jacarezinho - A região Norte Pioneiro do Paraná possui várias pesquisas na área tecnológica já em andamento. Algumas venceram prêmios estaduais e nacionais e possuem chance de ganhar o mercado. Um dos maiores incentivadores das empresas tecnológicas na região é a unidade de Jacarezinho do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que há quatro anos criou uma Incubadora Tecnológica. O projeto Compracam, criado por um grupo de Cambará e Ribeirão Claro, está sendo oficialmente incubado no Tecpar nesta sexta-feira (11). "Eles fazem softwares de gestão, tanto para grandes como pequenas empresas. Um deles está sendo bem comercializado", conta o analista de Desenvolvimento de Tecnologia do Tecpar, Luciano Gilberto Bernardes.
PUBLICIDADE

A incubadora tecnológica é vista como um dos pontos centrais para desenvolvimento de empresas tecnológicas na região. A de Jacarezinho possui uma área de cinco alqueires para receber as chamadas startups. "Qualquer pessoa, mesmo não vinculada à universidade, pode inscrever uma proposta de empresa, desde que tenha um planejamento sólido e esteja focada na área de desenvolvimento de tecnologia", explica Bernardes.
Empresas já existentes, mas que desejem desenvolver tecnologia, também podem incubar projetos. Se aceita, a iniciativa recebe apoio científico de universidades locais e auxílio administrativo de entidades como Sebrae e associações comerciais, a baixos custos.

IFPR
Outro centro gerador de tecnologia na região é o Instituto Federal de Tecnologia (IFPR), com seus cursos técnicos profissionalizantes voltados para a área industrial e de informática.
Recentemente dois projetos de alunos da IFPR ganharam destaque nacional, como o da estudante Laura Maria de Oliveira, do 3º ano do curso de Alimentos, e da professora Gabriella Giani Pieretti, que criaram um cookie sem glúten e lactose. "O sabor é o mesmo do convencional, porém sem esses ingredientes que hoje em dia acometem a saúde de muitas pessoas. É um produto que possui demanda e estamos desenvolvendo para permitir a produção em larga escala", detalha o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da IFPR de Jacarezinho, Rafael Ribas Galvão.
O projeto da estudante Gabrielly Balsarin Pinto e do professor Héber Morais, do curso técnico em Informática, também vem chamando atenção. Moradora da zona rural, Gabrielly conciliou a necessidade dos produtores com os benefícios da informática. "Estamos criando um site para integrar pessoas que tenham terra para arrendar e interessados em ser arrendatários, por meio de uma plataforma com fotos de satélite, mapas, geolocalização, e outras informações", conta Galvão.
Para o diretor da IFPR, apesar do Norte Pioneiro possuir forte vocação para o agronegócio, com grandes empresas açucareiras, frigoríficos e laticínios, existem também os produtores familiares, e mais de 400 micro e pequenas empresas com potencial para crescimento, especialmente se contarem com o apoio da tecnologia. "A região possui vocação no ramo alimentício e agronegócio, e acredito que existem instituições que podem dar o apoio necessário para que isso retorne financeiramente, gerando empregos e desenvolvendo a região." (R.P.)
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Uenp promove o 1º Dia de Campo de Orgânicos

Evento pretende aproximar agricultores familiares e agentes de extensão das tecnologias disponíveis no mercado

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados