Imagem ilustrativa da imagem Projeto visa transformar Norte Pioneiro em polo de tecnologia



Jacarezinho – O Sebrae de Jacarezinho apresentará, nesta sexta-feira (11), o projeto Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI), que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia na região. Com mais de 400 empresas (em sua maioria micros e pequenas) atuando no setor alimentício, a entidade acredita que o Norte Pioneiro tem forte vocação para esta área, que será o foco inicial de atuação do sistema.
"Temos universidades com grande capacidade para desenvolver conhecimento, um parque tecnológico com uma incubadora, uma região voltada para o agronegócio e a proximidade com São Paulo, que é um dos maiores centros consumidores de alimentos do mundo. Nos falta apenas trabalhar em conjunto, olhando para a mesma meta, e impulsionar empresas que tragam desenvolvimento econômico para a região", explica o consultor do Sebrae de Jacarezinho, Odemir Capello.
O projeto abrange municípios das regiões de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. "Aqui temos mais de 60 laboratórios da área de engenharia, cursos universitários que podem criar tecnologia neste setor, como Informática, Agronomia e Veterinária em Bandeirantes, o Técnico em Alimentos e Eletromecânica em Jacarezinho, a incubadora tecnológica da Tecpar, e entidades parceiras. Atualmente, todos trabalham de forma separada. O que precisamos é unir esforços, planejamentos e orçamentos para olharmos para o mesmo norte", ressalta Capello.

"Nos falta apenas trabalhar em conjunto, olhando para a mesma meta, e impulsionar empresas que tragam desenvolvimento econômico para a região", explica Odemir Capello
"Nos falta apenas trabalhar em conjunto, olhando para a mesma meta, e impulsionar empresas que tragam desenvolvimento econômico para a região", explica Odemir Capello | Foto: Rubia Pimenta



A intenção é implantar na região um projeto parecido com o que existe em Pato Branco (Sudoeste). "O Sistema Regional de Inovação foi implantado lá há uma década, com foco em tecnologia da informação. Hoje, a cidade é um grande polo de programação, com diversas empresas na área, que pagam bons salários, o que desenvolve a região. É de lá que saem os softwares das urnas eletrônicas de todo o País, por exemplo", ressalta Capello.
O projeto também pretende atuar na promoção de políticas públicas, incentivando a criação de leis que beneficiem empresas na área de tecnologia. "Ajuda a atrair investimentos. É um modelo que deu certo em Pato Branco e outras cidades", reforça o consultor.
Durante o lançamento, será definido o marco zero da integração do SRI nas cinco cidades integrantes do sistema. Esta definição constitui o início da fase de estruturação do ambiente legal, de implantação dos mecanismos de incentivo à inovação, promoção dos ativos tecnológicos, disseminação da cultura empreendedora nas IES (Instituições de Ensino Superior), aprimoramento à gestão e consolidação do habitat de inovação, bem como realização de parcerias e convênios entre os setores envolvidos na busca do desenvolvimento regional e fortalecimento de sua cooperação.
O projeto, que está em desenvolvimento desde janeiro, será apresentado aos prefeitos eleitos e deputados da região, representantes das universidades, empresários e outras lideranças de toda a região. O SRI conta com o apoio dos centros de desenvolvimento de tecnologia dos campi da Universidade Estadual Norte do Paraná (Uenp) de Jacarezinho e Bandeirantes, Instituto Federal do Paraná em Jacarezinho (IFPR), Faculdade do Norte Pioneiro em Santo Antônio da Platina (Fanorpi), Unopar de Bandeirantes, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), e entidades como associações comerciais da região, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Senac, entre outras.

SERVIÇO
Lançamento do SRI Norte Pioneiro
Quando - Sexta-feira
(11), às 9 horas
Onde - Sebrae – escritório Jacarezinho
(R. Cel. Figueiredo, 749)