Desde o último domingo, 23, estudantes e professores de 14 instituições de ensino superior deram início a Operação Rondon 2017, promovida pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), em parceria com a Uenp (Universidade Estadual do Norte Paraná) e a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Durante duas semanas, 240 rondonistas vão desenvolver ações de promoção humana e cidadania, em dez municípios do Norte Pioneiro do Paraná.

Segundo Mário Cezar Lopes, coordenador geral da operação, o Projeto Rondon, de caráter nacional, não contemplava todos os inscritos da UEPG. Com isso, em 2015, a instituição iniciou o Rondon Regional para atuar em seis municípios, e em 2016 foram atendidas quatro cidades. Este ano, a ação conta com apoio da SETI (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e da Sanepar.

Décio Sperandio, diretor geral da SETI, afirma que a secretaria encampou e apoia a iniciativa do Rondon regional, pois considera a importância do projeto em promover o desenvolvimento local sustentável. Além disso, ele considera os estudantes parte crucial no desenvolvimento da Operação. "A participação do aluno é de fundamental importância para que ele tenha contato com a realidade social, isso o torna mais sensível do ponto de vista humano e com certeza completa sua formação."

A reitora da Uenp, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reafirma a importância da colaboração dessas instituições para a realização das atividades. Partilhando a emoção de participar do evento, a reitora também destacou ser um momento histórico. "Aqui muito perto de nós, os rondonistas poderão experimentar também um Brasil desamparado, que sofre muitas vezes dos mesmos problemas e conflitos sociais das regiões mais pobres do País."

O projeto Rondon tem como objetivo integrar o conhecimento acadêmico com a prática nas comunidades. Diego Baff, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vai atuar na cidade de Barra do Jacaré. Ele explica sobre a necessidade de conectar centros produtores de conhecimento com cidades distantes. "Acredito na ação extensionista porque as atividades beneficiam ambos os lados", ressalta Baff.

A Operação Rondon acontece de 23 julho a 5 de agosto nas seguintes cidades: Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro. A ação envolve, além da UEPG, Uenp e Unioeste, a UEM, UTFPR (campi de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina e Ponta Grossa), Cescage (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais), Universidade Positivo (UP), Fapar (Faculdade Paranaense) e UEB (União dos Escoteiros do Brasil).