O artista com o primeiro instrumento musical que produziu: "Um anjo me puxou pela mão e disse que me ensinaria a construir um violino"
O artista com o primeiro instrumento musical que produziu: "Um anjo me puxou pela mão e disse que me ensinaria a construir um violino" | Foto: Valdir Amaral/Divulgação



Santo Antônio da Platina - A vida pobre em uma pequena comunidade de Santo Antônio da Platina fez surgir nas mãos de Jona Braga, conhecido como Jona Artesão, a habilidade na confecção de obras de arte que têm chamado a atenção pela originalidade e riqueza de detalhes. Aos 48 anos e já reconhecido no mercado, o artista plástico mantém a mesma simplicidade dos tempos de criança, quando construía seus próprios carrinhos, pois seus pais não tinham condições de comprar brinquedos para ele nem para seus doze irmãos.
Como morava com os pais na zona rural e não podia frequentar a escola, aos onze anos decidiu morar com uma tia para que pudesse estudar e trabalhar. Iniciou no corte de cana e depois atuou na área de funilaria. E foi como funileiro que começou a criar peças até então consideradas perdidas ou irrecuperáveis, sendo comparado a um artista. Motivado pelo trabalho, iniciou no artesanato em madeira, criando peças que chamariam a atenção dos curiosos e da mídia.
Membro de uma família de músicos, era o único dos treze irmãos que não tocava nenhum instrumento, até que um amigo lhe doou um violino e o desafiou a aprender a tocar o instrumento. Jona aprendeu a tocar violino sozinho, em menos de um mês. Anos depois, acabou doando o instrumento a um conhecido, mas com a certeza de que conseguiria produzir outro para seu uso.
E essa produção ocorreu de forma curiosa, durante um sonho. "Um anjo me puxou pela mão e disse que me ensinaria a construir um violino. Levou-me então para dentro do instrumento e me mostrou peça por peça, citando o nome de cada parte e como fazê-la. Disse ainda que a peça não teria emenda nem cola e mostrou-me também qual o tipo de madeira e onde buscá-la", explicou o artesão. Logo pela manhã, ele seguiu as orientações que recebera e, pouco tempo depois tinha seu próprio violino. "O instrumento foi elogiado por um violinista profissional pela qualidade do som e pela riqueza de detalhes que possuía e que não deixou nada a desejar a outros violinos", diz Jona Braga.
Confeccionado em madeira Kiri, assim como o estojo, o violino foi o primeiro instrumento criado pelo artesão. Depois vieram outras criações, como uma escultura em tamanho natural, de Michael Jackson. A obra começou a ser criada quando o cantor pop ainda estava vivo. Duas semanas depois, Michael Jackson morreu o que daria ainda mais notoriedade à obra do artista platinense. Fãs de várias partes do Brasil dirigiram-se ao Distrito da Platina, em Santo Antônio da Platina, onde o artista plástico mantém seu ateliê. A peça, que foi premiada na Mostra Regional de Artes Visuais 2010, está atualmente em exposição em uma agência bancária da região, mas já foi mostrada em várias partes do Brasil.
Atualmente, outra obra está colocando o artista novamente na mídia: um violino também encomendado em sonho, mas desta vez, pelo Rei Davi. Jona Braga não exitou e confeccionou o seu segundo violino seguindo as orientações do rei de Israel. O artista já recebeu muitas e boas ofertas pelo o instrumento, mas prefere mantê-lo em exposição para que sua obra seja divulgada e destacada.
Além de criar peças exclusivas, Jona Braga também atua como luthier, consertando e reformando instrumentos musicais. Algumas das obras que produziu estão em exposição no seu ateliê, mas possui outras abertas à visitação em salas culturais ou empresas da região e de outras localidades no Paraná e em São Paulo.