"Tenho prazer de ser o introdutor da modalidade na região", diz Gilberto Oliveira, 34
"Tenho prazer de ser o introdutor da modalidade na região", diz Gilberto Oliveira, 34 | Foto: Jivago França/Divulgação



Jacarezinho - Nascido em Diadema (SP), mas jacarezinhense de coração, Gilberto Oliveira, 34, mestre em taekwondo, tem demonstrado no dia a dia por que é campeão dentro e fora do tatame. Na semana passada, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) divulgou o novo ranking nacional que o manteve no topo da modalidade esportiva pelo quarto ano consecutivo, título que o inspira para incentivar o interesse pela arte marcial a crianças e adolescentes.

Tudo começou em São Paulo, em 1987, quando ele decidiu aprender taekwondo. Dezenove anos depois, Oliveira se mudou para o Norte Pioneiro do Paraná, onde montou a sua primeira academia em Santo Antônio da Platina e dois anos mais tarde a filial em Jacarezinho. Trinta anos de muita dedicação ao esporte que lhe rendeu os títulos de tricampeão brasileiro, atual campeão da Copa do Brasil, heptacampeão paranaense, bicampeão paulista e campeão sul-americano. "Tenho prazer de ser o introdutor da modalidade na região. Este ano eu me tornei mestre em taekwondo, o primeiro no Norte Pioneiro. Fruto de muito treino técnico, tático e físico que se resume em quatro horas diárias de dedicação", revela o atleta.

Formado em Administração de Empresas e Educação Física, Oliveira explica que para ser um campeão o principal é acreditar nos sonhos e ter muita persistência. "Muitas pessoas que iniciam no esporte querem resultados imediatos, mas não se forma um campeão, em qualquer área, da noite para o dia. Além dos treinos (físicos técnicos e táticos), tem o fator psicológico. É preciso muita força de vontade, paciência, e o atleta tem que negociar com o próprio corpo por conta do cansaço", explica. "O apoio da família também é fundamental, pois a rotina de um atleta é muito difícil, e se não existir um respaldo das pessoas mais próximas ele não consegue chegar lá", complementa.

A liderança pelo quarto ano consecutivo no ranking nacional credenciou Oliveira para disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade nos dias 22, 23 e 24 deste mês no Rio de Janeiro. Entretanto, por consequência de uma lesão ele decidiu não participar da edição deste ano. O próximo campeonato acontecerá em novembro, em Brasília, quando o atleta deve retornar ao tatame por mais um título da Copa do Brasil.

Projeto
Além de colecionar títulos, Oliveira coordena um projeto social no Norte Pioneiro que funciona em parceria com as prefeituras para oferecer bolsas a crianças e adolescentes para que eles possam iniciar no taekwondo.

O Projeto Taekwondo para Todos é desenvolvido em Santo Antônio da Platina, Jacarezinho e Conselheiro Mairinck, onde funciona há quatro anos. "O esporte é muito respeitado na cidade, os pais elogiam a iniciativa, porém, o mais importante é que as crianças tiveram mudanças drásticas em seus comportamentos e nos resultados na escola. Elas aprendem conceitos que levarão para o resto de suas vidas: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole, observar regras, respeitar os mais velhos, não fazer mau uso daquilo que aprende, construir um mundo justo e ser exemplo na sociedade. Enfim, formar cidadãos é a filosofia do esporte", pondera.