Grupo de recenseadores foi recebido pela equipe da Emater
Grupo de recenseadores foi recebido pela equipe da Emater | Foto: Divulgação



Desde o início deste outubro, recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) coletam dados sobre o setor agropecuário em Ribeirão Claro. As informações vão integrar o Censo Agro, que é o principal e mais completo levantamento sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola do País. Na última quinta-feira (19), o grupo visitou o escritório da Emater e conversou com a técnica responsável, Denise Lutgens Rizzo e o vereador Aguinaldo Teles.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando dados sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animas de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Os dados serão coletados por meio do preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor referentes ao período de 1º de outubro de 2016 a 20 de setembro de 2017 para Brasil, grandes regiões, unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal de todo o País. A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa em todo o território nacional.