Imagem ilustrativa da imagem Estudante de Cornélio Procópio fica com prêmio nacional
"Procurei mostrar que todos devem ajudar a tirar o lixo do mundo", disse Derik Kauan Batista Anselmo


Cornélio Procópio- O estudante Derik Kauan Batista Anselmo, 10 anos, aluno da 4ª série da Escola Municipal Professora Yolanda Gonçalves Correa, em Cornélio Procópio, venceu o concurso nacional de desenho promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

"Procurei mostrar que todos devem ajudar a tirar o lixo do mundo. Desenhei meu primo cadeirante, meu tio cego e diversos amigos, todos colocando o lixo nas lixeiras corretas", explica Derik, que mora com outros três irmãos na Vila Nova. Filho do servente de pedreiro Oswaldo Batista, e da dona de casa Maria de Fátima, a mãe conta que o menino sempre teve talento para o desenho. "Ele sempre gostou muito de desenhar, especialmente o personagem favorito dele, o Homem Aranha", diz orgulhosa.

O concurso faz parte do projeto Campo Limpo do Inpev, que trabalha a conscientização ecológica nas escolas públicas. Anualmente cartilhas são distribuídas em todo o País para promover o debate com os alunos. Os estudantes de 4ª série fazem um desenho sobre o tema, e os de 5ª série uma redação.

O concurso ocorre inicialmente em fase regional. Em Cornélio Procópio a seleção foi realizada pela Academia de Letras de Cornélio Procópio (Alecop). Os vencedores de cada região tiveram seus trabalhos encaminhados para a etapa nacional. Os três primeiros colocados na etapa regional, tanto no desenho como na redação, também foram premiados pelo Inpev.

Pelo primeiro lugar regional e nacional Derik foi premiado com dois tabletes, a escola recebeu um datashow, e a professora do aluno, Gabrielle Inojosa Ferreira, ganhou um notebook. "É uma grande alegria receber esse prêmio, pois atendemos muitas crianças de famílias em situação desfavorável. Então, ter esse reconhecimento nacional é algo especial, pois mostra que estamos conseguindo desenvolver um bom trabalho com os pequenos. É muito motivador para os alunos e toda a comunidade escolar", comemora a diretora da escola, Magda Cristina da Silva Guilherme Baptista. (R.P.)