Imagem ilustrativa da imagem Comércio prevê queda de 30% nas vendas do Dia dos Pais
| Foto: Luiz Guilherme Bannwart
Lojistas apontam as lembrancinhas como a saída encontrada pelo consumidor para não deixar a data passar em branco



Santo Antônio da Platina - As vendas para o Dia dos Pais no comércio platinense este ano devem ser até 30% menores que o volume de negócios registrado em 2015. Pelo menos esta é a expectativa da maioria dos empresários entrevistados pela reportagem da FOLHA. De acordo com eles, o parâmetro para estabelecer a expectativa foi o faturamento obtido no Dia das Mães. Na data, considerada melhor para os negócios que o atual período, as lojas venderam 20% menos que em 2015.
Sem campanhas atrativas para estimular as compras e com dinheiro cada vez mais escasso, o consumidor cortou os gastos, e a forma encontrada para não deixar a data passar em branco são as tradicionais lembrancinhas.
Proprietária de uma loja de artigos para presente no centro da cidade há 13 anos, a empresária Adriana Lemes de Oliveira diz não se lembrar de um período de recessão como o atual. "Quando montei a loja o foco era presente para crianças, mas devido à procura fomos agregando opções para adultos e deu certo. Da lembrancinha ao produto para uma ocasião especial, a loja conquistou sua clientela, mas do ano passado para cá as coisas pioraram muito e as vendas caíram drasticamente. Já cortamos o que foi possível para conter as despesas, mas mesmo assim está difícil enfrentar esta crise. Não me recordo de outro momento econômico como este, desde que comecei o negócio", avalia.
A empresária conta que presente caro deixou de ser opção até mesmo de quem reúne condições financeiras. "As procuras são por produtos com valores de R$ 40 em média. Presentes caros são para poucos, ainda assim brigam por descontos e parcelamentos para finalizarem as compras", explica Adriana.
Para a psicóloga Maria Amélia de Souza, o Dia dos Pais é mais que especial. Todos os anos ela compra um bom presente para o pai, mas pela primeira vez será diferente. "Meu pai é a pessoa mais importante na minha vida, por isso reservo parte das minhas economias para presenteá-lo, principalmente em datas como o seu aniversário e o Dia dos Pais. Porém, pela primeira vez recorri a uma singela lembrancinha para não comprometer meus compromissos. O orçamento está apertado", analisa.
A Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Acesap) irá sortear três vales-compras no valor de R$ 500 cada para quem comprar no comércio platinense. Para saber como participar da campanha do Dia dos Pais, o consumidor deve se informar nas lojas ao fazer suas compras.