Sem cartazes ou santinhos de candidatos espalhados pelas ruas, o clima em SAP nem de longe demonstra a batalha eleitoral dos candidatos
Sem cartazes ou santinhos de candidatos espalhados pelas ruas, o clima em SAP nem de longe demonstra a batalha eleitoral dos candidatos | Foto: Luiz Guilherme Bannwart/Divulgação



Santo Antônio da Platina - Os candidatos ao Executivo e a uma das nove cadeiras do Legislativo de Santo Antônio da Platina estão apostando em uma estratégia diferente nestas eleições para convencer os eleitores e, consequentemente, economizarem com os altos custos que envolvem a campanha política. O corpo a corpo é apontado por todos os pretendentes como a opção mais eficaz para apresentar as propostas de governo, e a internet o meio de comunicação mais econômico e com mais retorno às ações de marketing.
A 19 dias das eleições municipais, o clima na cidade nem de longe demonstra a batalha eleitoral que os candidatos sempre travaram na busca pelo pleito. Os tradicionais carros de som, assim como os adesivos e bandeirolas que levam o nome e número dos pretendentes são percebidos de maneira discreta no município. Até mesmo os santinhos estão escassos, e o que se ouve de todos os candidatos é que as campanhas estão sem dinheiro e a população cada vez mais desacreditada na política.
Para convencerem o eleitorado os candidatos promovem reuniões diárias nas empresas e passeatas pelas ruas da cidade, para apresentarem os planos de governo e distribuírem o material publicitário da campanha. O trabalho é gravado em áudio e vídeo e publicado quase que instantaneamente pelos assessores políticos nas redes sociais, o que permite à população uma avaliação mais criteriosa sem o contato direto com cada pretendente.
"A cidade está limpa! Não se vê mais aquele monte de papel (santinhos) espalhado pelas ruas e esquinas tomadas por cabos eleitorais. Os carros de som estão respeitando as regras da Justiça Eleitoral, e os candidatos explorando formas diferentes para convencerem os eleitores. Esse modelo de campanha é bem melhor! Não é invasivo, e nos permite acompanhar cada passo do candidato em tempo real por meio da internet", avalia o comerciante Antônio Marcos Silveira de Lima.
De acordo com o Cartório Eleitoral de Santo Antônio da Platina, seis candidatos disputam a Prefeitura e 99 estão no páreo pelas nove cadeiras na Câmara de Vereadores.