Celebração será realizada em frente à Igreja Matriz, com programação cultural, gastronomia, encontro de carros antigos, apresentação de escolas e um bolo de 110 metros
Celebração será realizada em frente à Igreja Matriz, com programação cultural, gastronomia, encontro de carros antigos, apresentação de escolas e um bolo de 110 metros | Foto: Lis Sayuri/19-5-2014



Carlópolis - Maior produtora de goiaba de mesa da América Latina e banhada pela Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, a cidade de Carlópolis completa 110 anos de idade no dia 2 de abril. A comemoração começa já nesta sexta-feira (31), e se estende até domingo (2), em frente à Igreja Matriz, com programação cultural, gastronomia, o 2º Encontro de Carros Antigos, apresentação de escolas e um bolo de 110 metros, em alusão à idade do município.

A goiaba da cidade de Carlópolis é conhecida até no exterior. O selo de localização geográfica da Goiaba, concedida pelo Sebrae, deu reconhecimento à fruta produzida no município, permitindo que ela fosse exportada até mesmo para a Europa, conforme conta Jorge Fernando da Silva, mais conhecido por Pacheco, secretário municipal de Turismo. Há cerca de 300 produtores na cidade, e a produção chega a 10,3 toneladas (65% do total do Estado) em uma área de 346 hectares. "Somos o maior produtor de goiabas da América Latina."

Carlópolis também é reconhecida pelo turismo. A Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, com área inundada de 116 Km², é ambiente propício à pesca e ao lazer. Lá acontece todos os anos o maior campeonato de pesca embarcada do Paraná. "(O campeonato) Ganha até mesmo de Foz do Iguaçu", pontua Pacheco. É o vencedor quem pescar a maior corvina, que pode chegar a um metro de comprimento. Este ano, o campeonato começa já nesta quinta-feira (30). No ano passado, segundo o secretário de Turismo, o evento teve a participação de mais de 300 embarcações vindas do Brasil inteiro.

Devido ao potencial turístico da represa de Chavantes, Carlópolis está entre os cinco municípios a fazerem parte do Projeto Angra Doce, do deputado federal Capitão Augusto (PR/SP), que busca instituir a região de Angra Doce – localizada no entorno da represa de Chavantes nos Estados do Paraná e São Paulo - como Área Especial de Interesse Turístico. O Projeto de Lei (3031/2015), que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), quer preservar a riqueza natural da região e desenvolver o potencial turístico da represa.

Nas comemorações dos 110 anos de Carlópolis, carros antigos também tomarão conta da praça da Igreja Matriz. O Encontro de Carros Antigos, que chega à sua segunda edição, teve no ano passado a participação de 179 veículos de municípios toda a região. "Este ano a expectativa é chegar aos 300", comenta o secretário municipal de Turismo. Para ele, o evento vai entrar para o calendário do cidade.

HISTÓRIA
O município de Carlópolis foi fundado por paulistas que vieram pelas margens do Rio Itararé. Quando famílias começaram a se deslocar para ajudar a fundar Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), uma povoação se fixou na região onde hoje se localiza Carlópolis, com o nome de Jaboticabal. A povoação foi considerada Distrito Policial em 1901 e, em 1907, Jaboticabal foi elevado a município, impulsionado pela cultura cafeeira. O nome de Carlópolis foi adotado em 1920 em homenagem ao tenente-coronel Carlos Cavalcanti de Albuquerque, na época presidente do Estado do Paraná.