Hamburgo, Alemanha - Milhares de pessoas marcharam nesta quinta-feira (6) contra a cúpula do G20, que será realizada sexta-feira (7) e sábado (8) na cidade portuária de Hamburgo, na Alemanha. As informações são da Agência Télam. Enquanto os líderes de vários países do G20 chegavam à cidade para a cúpula, a polícia alemã reprimia grupos de manifestantes que recepcionavam os mandatários com os lemas "Bem-vindos ao Inferno" e "Surra no G20". O G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

De acordo com a emissora de televisão internacional CNN, o grupo de manifestantes tentou avançar para o centro da cidade, que estava fechado em um perímetro de segurança por milhares de policiais. Quando os críticos à cúpula tentaram invadir o perímetro de segurança, os policiais reagiram com canhões de água, gás e cassetetes. Os manifestantes responderam, em alguns casos, atirando pedras, garrafas e foguetes.

Ao longo desta semana, especialmente nesta quinta-feira, com a chegada do presidente norte-americano Donald Trump, do russo Vladimir Putin, do chinês Xi Jinping e do argentino Mauricio Macri, cerca de 20 mil policiais com veículos blindados, helicópteros e drones transformaram Hamburgo, em uma cidade blindada. Trata-se da maior operação policial da história recente da Alemanha que conta também reforços especiais da Holanda e da Áustria.