Cressida Dick é a primeira mulher a chefiar a corporação, criada há 188 anos
Cressida Dick é a primeira mulher a chefiar a corporação, criada há 188 anos | Foto: Leon Neal/AFP



Londres - Cressida Dick, que dirigiu a operação que resultou na morte de Jean Charles de Menezes, será a primeira mulher a comandar a polícia de Londres, anunciou o governo britânico nesta quarta-feira (22). Cressida, de 56 anos, que foi inocentada no caso da morte do brasileiro, substituirá Bernard Hogan-Howe como comissária chefe da Polícia Metropolitana de Londres, também conhecida como Scotland Yard. É primeira mulher a assumir o comando da corporação, criada há 188 anos.

A Scotland Yard é responsável pela vigilância de Londres e arredores, mas também tem competência no âmbito nacional, como na luta antiterrorista ou na proteção da família real. "Cressida Dick é uma líder excepcional e tem uma visão clara do futuro da Polícia Metropolitana", afirmou a ministra do Interior, Amber Rudd. "Assume agora um dos trabalhos mais exigentes e importantes da polícia britânica, em um contexto de alerta terrorista elevado", acrescentou.

Em 2005, poucos dias depois de atentados contra transportes públicos de Londres que deixaram 56 mortos, Jean Charles, de 27 anos, morreu baleado pela polícia em uma estação do metrô após ser confundido com um possível terrorista.