Militares franceses divulgaram imagens das operações de busca que encontraram uma das duas caixas-pretas do voo AF 447 da Air France.

A caixa-preta localizada pelos investigadores é chamada de Flight Data Recorder (gravador de dados de voo, em inglês). Nela, estão os parâmetros técnicos do voo, dados como altitude, velocidade e trajetória do avião da Air France.

Essas informações são consideradas essenciais para descobrir o que causou a queda do avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris em 2009. O acidente causou a morte de 228 pessoas.

A descoberta do módulo e seu resgate ocorreram anos depois do acidente, após várias operações de buscas em uma área de 10 mil quilômetros. Uma nova fase de buscas, a quinta, foi iniciada em abril, a mais de mil quilômetros da costa brasileira

"A equipe foi até a área definida e identificou um objeto laranja, que era o gravador de dados de voo que estava desaparecido", anunciou o chefe das investigações do acidente, Alain Bouillard.

O Escritório de Investigações e Análises da França informou que, externamente, a caixa-preta parece estar em bom estado.

Mas, apenas quando o módulo for aberto, os especialistas vão saber se os dados da memória ainda estão intactos. A caixa preta ficou quase dois anos submersa, a cerca de quatro quilômetros de profundidade.

O equipamento foi selado porque é uma prova em uma investigação judicial. A previsão é de que a caixa-preta chegue a Paris no prazo de oito a dez dias.

As famílias das vítimas do acidente ficaram satisfeitas com a descoberta, mas preferem manter a cautela.

Jean Baptiste Audousset, diretor da associação das famílias das vítimas, disse que a descoberta é muito encorajadora, mas acrescentou que é preciso tomar muito cuidado, pois ainda não se sabe se o conteúdo do módulo poderá ser aproveitado.

As buscas prosseguem para tentar encontrar a outra caixa-preta do avião, que gravava as conversas dos pilotos na cabine da aeronave.

Da BBC-Brasil