Sebastián Piñera, candidato de centro-direita, venceu o primeiro turno com 36% dos votos; as pesquisas lhe projetavam 45% dos votos
Sebastián Piñera, candidato de centro-direita, venceu o primeiro turno com 36% dos votos; as pesquisas lhe projetavam 45% dos votos | Foto: Martin Bernetti/AFP



Santiago - O ex-presidente de centro-direita Sebastián Piñera, 67, e o jornalista de centro-esquerda Alejandro Guillier, 64, vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais do Chile, no próximo dia 17. No primeiro turno, realizado domingo (19), Piñera ficou com 36,6% do votos válidos e Guillier, com 22,7%.
Uma das surpresas da eleição foi a votação mais baixa do ex-presidente, para quem as pesquisas projetavam 45% dos votos e até mesmo a chance, ainda que pequena, de que vencesse a eleição já no primeiro turno.
A segunda foi a boa votação que obteve a terceira colocada, a candidata da recém-formada coalizão esquerdista Frente Ampla, Beatriz Sánchez, 46. As pesquisas lhe davam ao redor de 12% dos votos, mas ela acabou tendo 20,3%, e quase tirando o próprio Guillier do páreo.
A participação ficou dentro do esperado, baixa: apenas 43% dos eleitores aptos a votar participaram.
Ainda na noite de domingo a presidente Michelle Bachelet se pronunciou, convocando enfaticamente a população que não votou no primeiro turno. "Peço que vocês se somem a essa nova eleição de dezembro, pois ela definirá o futuro do Chile."