Lagos, Nigéria - O grupo extremista Boko Haram libertou nesta quinta-feira (13) 21 estudantes sequestradas em Chibok há mais de dois anos, informou uma fonte da presidência nigeriana. O vice-presidente nigeriano, Yemi Osinbajo, recebeu as jovens em Abuja, e qualificou sua libertação de "muito boa notícia para todo o país". "Estão relativamente com boa saúde, levando em conta as condições em que estavam retidas", disse Osinbajo. As jovens foram "trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram", na região de Banki (fronteiriça com Camarões), afirmou uma fonte local à AFP.
O movimento Bring Back Our Girls (Tragam nossas meninas de volta), que luta pela libertação de mais de 200 jovens de Chibok sequestradas em abril de 2014 quando faziam uma prova, diz estar à espera da confirmação de suas identidades. Das 276 estudantes sequestradas no dia 14 de abril de 2014, 57 conseguiram fugir logo depois do sequestro e o exército encontrou uma em maio.
Este sequestro em massa provocou uma onda de indignação mundial. A primeira-dama americana, Michelle Obama, fez campanha segurando um cartaz com a hashtag #Bringbackourgirls que se tornou popular no Twitter.
No início de agosto, muitas destas jovens apareceram em um vídeo publicado por seus sequestradores no YouTube, depois de meses de silêncio e dúvidas sobre seu estado de saúde. O exército nigeriano realiza desde o início de outubro bombardeios aéreos contra a floresta de Chibok, reduto do grupo.