Obama falou sobre a presença do dinheiro na política e suas preocupações com as mudanças climáticas
Obama falou sobre a presença do dinheiro na política e suas preocupações com as mudanças climáticas | Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP



Nova York - "O que andou acontecendo enquanto estive fora?", brincou Barack Obama nesta segunda (24) ao juntar-se a uma roda de seis jovens ativistas, na Universidade de Chicago, para conversar sobre organização comunitária e engajamento cívico. Foi a primeira aparição pública do ex-presidente desde janeiro. Ele e a mulher, Michelle, passaram férias na Polinésia Francesa, com direito a passeios no iate de David Geffen, magnata da indústria de entretenimento e filantropo, em companhia de Tom Hanks, Bruce Springsteen e Oprah Winfrey.

Obama manteve a promessa de não comentar assuntos diretamente ligados ao governo de Donald Trump - embora sua simples volta à ribalta seja um ato político. Livre do peso da Presidência, mostrou-se à vontade no exercício seus dons retóricos e de seu senso de humor para seduzir a audiência com temas previsíveis da agenda progressista.

Obama falou sobre a presença do dinheiro na política, a abstenção nas eleições, a politização da mídia e as distorções que vê no sistema eleitoral. Também mencionou suas preocupações com as mudanças climáticas, a Justiça e as grandes transformações econômicas.

A reaparição aconteceu na semana em que Trump está sob escrutínio da mídia por causa da aproximação dos seus cem dias de governo, que serão completados no sábado (29). Pesquisas indicam que ele será o presidente com a pior avaliação nos cem dias –e a presença sorridente de Obama na mídia não deixa de ser mais um incômodo.