Na indústria dos videogames, Sony e Microsoft dominam o mercado há mais de uma década. Uma disputa acirrada, que inclusive gera embates e discussões ferrenhas entre os fãs das duas empresas nas redes sociais e até no YouTube, sempre com um "sonysta" satirizando um "caixista" (assim são chamados os fãs popularmente), e vice-versa. A pergunta sempre é a mesma: qual companhia produz o melhor videogame?
A rixa ficou ainda mais acirrada com o lançamento do novo Xbox One X, novo console da Microsoft que, sem nenhuma dúvida, é o mais poderoso de todos os tempos. No Brasil, ele chega oficialmente no dia 15 de dezembro, mas o lançamento mundial já aconteceu e as primeiras unidades começaram a desembarcar no País via importação. Em Londrina, o console chegou com o preço de R$ 4 mil e mesmo assim há fila de espera para colocar as mãos no aparelho.
Teoricamente, a briga do novo "X" seria diretamente com o PS4 Pro, da Sony, ambos prometendo games com resolução 4K – gráficos ultrarrealistas incríveis – para jogar nas televisões de última geração, que possuem um potencial quatro vezes maior que a tradicional full HD. Mas a bem da verdade é que console da Microsoft tem um poderio de processamento bem superior ao videogame japonês. A comparação técnica (veja o box) chega a ser desleal.

Imagem ilustrativa da imagem Todo poder do Xbox One X



ANÁLISE
Sites internacionais especializados - como o Digital Foundry e IGN – fizeram um raio-x do novo console e, de forma geral, ficaram impressionados com o que viram. Resumidamente, o Xbox One X oferece um processador de 2,3 GHz, contra 1,6 Ghz do concorrente. O GPU de 6 teraflops e uma memória GDDR5 de alta velocidade de 12 GB são bem superiores ao do PS4 Pro, que possui 1,84 teraflops e velocidade 8GB. Segundo a própria empresa norte-americana, o novo console é 40% mais poderoso comparado a qualquer outro que esteja no mercado. Não dá pra duvidar.
O mais impressionante é que a Microsoft consegue oferecer tudo isso num console menor do que Xbox Slim (último lançamento da empresa), por exemplo, e ainda mais silencioso. Os especialistas constataram que o hardware nunca superaquece, com temperatura oscilando entre 41ºC e 44ºC, segundo a IGN. Já o PS4 Pro ultrapassou a marca dos 50ºC.

JOGOS
Uma das dúvidas que sempre surgem quando um novo console é lançado – ainda mais com um patamar técnico tão significativo – é se as publishers vão investir neste caso para entregar jogos que rodem em 4K nativos a 60 fps. A lista divulgada pela Microsoft prova que, definitivamente, este não será um problema.
É enorme o número de títulos que estão sendo aprimorados para a nova máquina. Mas até agora, os que têm de fato impressionado, enchido os olhos dos amantes dos games, são aqueles chamados "exclusivos", feitos apenas para a plataforma. Forza Motorsport 7 e Gears of War 4, por exemplo, ficam simplesmente espetaculares rodando numa bela TV 4K. A diferença de qualidade gráfica é absurda.
Já jogos third-party como Assassin's Creed Origins, Call of Duty WWII ou Terra-média: Sombras da Guerra, lançados recentemente, também ficam muito bonitos, com ótimas texturas, mas têm resultados oscilantes entre eles. O fato é que independentemente se é game exclusivo ou não, o HD de 1TB para os jogos "deve virar pó" facilmente: não é difícil um jogo ultrapassar a marca de 100 GB com todas as atualizações. Sem dúvida, o jogador precisará adquirir um HD externo em pouco tempo.

Ansiedade nas alturas pela chegada do console

Quem já adquiriu o Xbox One X em pré-venda ou loja em Londrina não vê a hora de colocar as mãos no console. Com a hype nas alturas, youtubers mostrando com antecedência o que o equipamento é capaz e as reviews positivas em diversos sites especializados, os jogadores estão malucos para testar.
O auxiliar de produção Wellington Leandro Ribeiro dos Santos tem 33 anos e joga videogame desde criança. Ele é o segundo na lista de espera numa das lojas que já está comercializando o X na cidade. Está com uma expectativa tremenda.
Wellington já passou pelo Atari, Super Nintendo, Mega Drive, Playstation 2, quando finalmente entrou para a família da Microsoft. Seus últimos consoles são todos da marca: Xbox 360, One, Slim e agora, o X. "Como trabalho com manutenção de consoles, tenho um conhecimento técnico um pouco maior. O sistema de rede para jogatina online da Microsoft é infinitamente superior ao da Sony, sem falar da segurança das nossas informações."
Para ter uma experiência fantástica com o novo console, Wellington adquiriu também uma TV 4K da LG de 55 polegadas, que roda a 120 Hz. "Quando adquiri a TV, já estava pensando no console". A ideia dele com todo esse poderio é rodar os jogos próximo dos computadores mais potentes disponíveis no mercado. "Eu parei de jogar o game Sombras da Guerra no Xbox Slim para esperar chegar meu X. O jogo já está super bonito no console anterior, então fiquei na expectativa de continuar jogando ele com minha nova aquisição. Estou muito empolgado. Depois desse lançamento, as outras empresas vão ter que correr atrás da Microsoft."