Imagem ilustrativa da imagem Londrinense cria app para pedidos de orçamentos
| Foto: Anderson Coelho
Sistema comunica três diferentes profissionais cadastrados na plataforma que prestam o serviço solicitado e envia os orçamentos ao usuário



Quem já precisou contratar um serviço de encanador, eletricista ou pedreiro, por exemplo, sabe como é trabalhoso fazer orçamentos. É preciso ligar empresa por empresa e, se não há uma mão amiga à disposição para indicar um bom profissional, fica difícil saber quem tem o melhor preço e o serviço mais bem recomendado.
Pensando nisso, o londrinense Wladimir Barros criou, com mais outros sócios, uma plataforma que permite fazer pedidos de orçamento para serviços de informática e tecnologia e serviços e reparos em Londrina – o Mande Orçamento. Entre os serviços disponíveis estão formatação de computadores e desenvolvimento de sites e sistemas – na categoria informática e tecnologia -, e encanador, eletricista, mudança e fretes, pedreiro, pintor, chaveiro, ar-condicionado, etc - em serviços e reparos. "Hoje em dia, é difícil ter tempo de ficar procurando profissionais e é difícil ter uma fonte confiável (para indicação)", comenta Barros.
Quando recebe o pedido, o sistema comunica três diferentes profissionais cadastrados na plataforma que prestam o serviço solicitado e envia os orçamentos ao usuário. Se não ficar contente com as propostas apresentadas, o usuário pode solicitar mais três orçamentos, com o limite de nove. Para que o retorno ao usuário seja mais rápido, o prestador de serviço também recebe um SMS assim que o pedido de orçamento lhe é enviado. Assim que tiver acesso a um computador, então, ele pode elaborar e mandar a sua proposta.

Confiabilidade
Qualquer pessoa pode se cadastrar como prestador de serviço, mesmo se não tiver CNPJ. Segundo Barros, o objetivo é ajudar trabalhadores informais que prestam serviços em casa, como donas de casa que fazem doces e bolos. Assim como em outros tipos de ferramentas já consolidadas, o nível de confiabilidade dos profissionais se baseia na avaliação dos próprios usuários. Quando se cadastram, os prestadores também podem incluir suas referências e, com base nisso, o usuário pode optar ou não por contratá-lo. Caso tenha muitas avaliações negativas, o profissional fica "na geladeira" até que avaliações positivas sejam atribuídas a ele. "A ideia é fazer um filtro que prestigie bons profissionais", observa Barros.
Para o prestador de serviços, os primeiros três atendimentos são gratuitos. Depois, ele precisa optar pelas opções de planos que a plataforma oferece. Os preços partem de R$ 4 mensais no plano anual. O Mande Orçamento está disponível para desktop, Android e iOS. Atualmente, possui 98 usuários entre clientes e prestadores de serviços. Nesta semana, também foram adicionadas as categorias "Festas e Eventos" e "Serviços automotivos" na plataforma. O próximo passo, conforme Barros, é expandi-la para a região de Londrina