A introdução da tecnologia em sala de aula pode contar com uma ajuda gratuita que parte das empresas de tecnologia. A Microsoft é uma delas. O seu conhecido pacote Office pode ser adquirido pelas escolas de forma gratuita através de uma parceria com a empresa de Bill Gates. Além dos programas de edição de texto e de planilhas, o Office 365 hoje inclui outras ferramentas que contribuem para o aprendizado, salienta Antônio Moraes, diretor de Educação da Microsoft. Exemplos são o One Note, que permite organizar anotações com conteúdo interativo e compartilhá-lo com os alunos, e o Sway, uma ferramenta que possibilita criar apresentações didáticas interativas.
Moraes comenta que muitas escolas não têm conhecimento do programa, mas qualquer instituição de ensino regularmente registrada no Ministério da Educação (MEC) pode solicitar o pacote. "Todas elas estão aptas a utilizar imediatamente o benefício." Mais informações: products.office.com/pt-br/academic.

G SUITE
Qualquer escola, pública ou privada, também pode começar a usar as ferramentas do G Suite For Education. Para isso, basta fazer um cadastro no site oficial (google.com/edu/products/productivity-tools).(M.F.C.)