A vida em comunidade pode ser grande geradora de soluções. Prova disso são os aplicativos colaborativos, que usam como matéria-prima informações providas pela própria comunidade de usuários em um sistema comumente chamado de "crowdsourcing". Hoje, as pessoas podem fazer pesquisas, compras, se locomover ou obter informações em geral graças a essas ferramentas tecnológicas e à contribuição de pessoas espalhadas por todo o mundo.

O aplicativo Waze é um bom exemplo disso. Os dados providos pelos seus usuários formam uma grande teia de informações, úteis para todos. Utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil, o app permite que os motoristas encontrem a melhor rota para o seu destino baseando-se nas informações de tráfego que os próprios usuários fornecem à ferramenta pelo GPS de seu aparelho celular.

Em apresentação em um evento organizado por uma operadora de telefonia em São Paulo, no mês passado, o fundador do Waze, Uri Levine, mostrou como era o aplicativo quando chegou às mãos de seu primeiro usuário, em 2008. As primeiras linhas do mapa do aplicativo, que representam as ruas do sistema viário global, começaram a ser literalmente desenhadas no exato momento que esse usuário se locomoveu com o app ligado pela primeira vez. Desde então, foram necessários apenas seis meses até que todos os mapas do app estivessem prontos.

"O usuário 'pavimentou' as ruas (do Waze) conforme ele dirigia", observa Levine. Além de providenciar o mapa das cidades aos usuários, o Waze também alerta pontos de tráfego lento ou locais com radares de velocidade. Tudo informado pelos que usam a ferramenta. "Desde 2008 eu não pago uma multa de trânsito", brinca o idealizador do aplicativo.

Qualidade de vida

Trata-se de um modelo disruptivo de economia e de conhecimento que se forma a partir da colaboração dos membros de uma comunidade. O resultado, no caso do Waze, é uma significativa contribuição para a qualidade de vida das pessoas. Quando elas se locomovem de forma mais rápida e eficiente, mais tempo sobra para fazerem outras coisas mais importantes, diz o idealizador. "Podemos usar esse tempo para sermos mais produtivos ou passarmos mais tempo com a família."

O interessante é que o Waze não possui nenhum sistema de premiação para quem contribui para o funcionamento do app. "Elas estão lá porque querem estar lá. O prêmio é elas saberem que estão sendo criadas coisas melhores para elas", comenta Levine.

Segurança

Na onda dos aplicativos baseados na colaboração, começam a pipocar aqui e ali diversas outras ferramentas que buscam trazer algum tipo de benefício à comunidade. Em Londrina, quatro londrinenses quiseram proporcionar uma maior segurança aos moradores dos bairros usando essa possibilidade que a tecnologia traz. Chamada de Bairro em Alerta, a ferramenta permite que os moradores de um mesmo bairro visualizem alertas de segurança publicados pelos seus vizinhos e publiquem os seus próprios caso notem algo estranho nas proximidades. A publicação pode ser anônima.

Segundo Wladimir Barros, analista de sistemas que idealizou o Bairro em Alerta junto com outros três sócios - Luciano Soller, Rodrigo Detomini e Fabio Ronqui -, a ideia surgiu de experiência própria. Hoje, já é comum moradores de um mesmo bairro ou condomínio criarem um grupo no WhatsApp para conversarem entre si. Entretanto, as conversas costumam ser desorganizadas e informações importantes acabam ficando em segundo plano em meio a tantas mensagens, muitas delas fora de contexto. "Queremos resolver o problema das informações, que precisam ser filtradas. A segurança colaborativa é muito mais eficiente", observa Barros.

Outra função importante é o botão de emergência, que o usuário pode acionar caso esteja em situação de perigo: sendo assaltado, passando mal ou passando por problemas. Após acionado o botão, cinco contatos cadastrados pelo usuário recebem um SMS com o pedido de socorro. O app é gratuito e pode ser utilizado em qualquer lugar do País. Está disponível para Windows Phone e dispositivos com Android ou iOS, mas também pode ser acessado pela internet no site www.bairroemalerta.com.br.