O linho é considerado um tecido versátil e pode ser usado desde as roupas da cama até tapeçaria e cortinas
O linho é considerado um tecido versátil e pode ser usado desde as roupas da cama até tapeçaria e cortinas



Lisos, listrados, com estampas geométricas, florais ou em arabesco, das mais diferentes gramaturas e texturas, o universo dos tecidos é amplo e repleto de especificações. Por conta disso, na hora de escolher um tipo específico é preciso estar atento a detalhes muito importantes, como seu uso, produto para o qual será destinado e área onde ficará exposto. Gustavo Celante, sócio proprietário da Adornié Ambientes, loja especializada em tecidos e revestimentos de Curitiba, dá algumas dicas para que a hora da compra não se transforme em dor de cabeça.

Linho
No quesito adaptação ele ganha de todos os outros. Por ser um tecido versátil, pode ser usado em almofadas, colchas, tapeçaria e cortinas. Durabilidade e flexibilidade são algumas de suas características mais marcantes, além da alta resistência à tração e ao desgaste, mas por ser uma fibra natural ele amassa com mais facilidade.

Veludo
"Com toque macio, o veludo é outro tipo de tecido natural indicado para tapeçaria, almofadas e colchas", explica Gustavo. Também encontrado na versão sintética, proporciona um efeito semelhante ao do chenille mas com uma vantagem: um valor mais atrativo. "É um ótimo custo benefício, especialmente por se tratar de um tecido elegante e com valor acessível", complementa. A manutenção deve ser feita com aspirador de pó, para manter a integridade da trama.

Algodão
Um coringa no mundo dos tecidos, é muito usado na decoração. Podendo revestir almofadas e compor colchas, costuma ser utilizado também na confecção de cortinas e na produção de itens de tapeçaria. Por se tratar de uma fibra natural e bastante resistente, o algodão figura sempre em enxovais de bebê. Por não causar alergias, o algodão é o mais indicado para acessórios de berço, malas de maternidade, protetores, lençóis, edredons e capas de edredom. E a menos que tenha sido pré-encolhido, este é um tecido que encolherá, dependendo da forma que for lavado, então é importante estar atento às instruções da etiqueta.

Voil
Este é um tecido que se destaca por seu acabamento, leveza e caimento. Estas são características que o fazem ser muito recomendado para a confecção de cortinas, mantas e colchas. Sua composição permite fácil adaptação aos mais diferentes estilos, o tornando o preferido de quem adora fazer uma composição bacana.

Seda
Não indicada para tapeçarias e nem pra colchas, a seda se destaca por sua qualidade. Com um toque suave, o tecido é macio e possui boa condutividade térmica, fazendo com que esquente no inverno e esfrie no verão. No que diz respeito aos cuidados necessários, as impurezas no ar e a luz direta do sol desbotam com facilidade as cores, além de enfraquecer o tecido. Embora a seda seja um tecido lavável, é importante ficar atendo às informações contidas na etiqueta, e jamais colocá-la na secadora.

Couro Natural
Versatilidade talvez seja uma das melhores palavras para definir o universo de possibilidades que este tecido abrange. Indicado para tapeçaria, revestimento de sofás, móveis e almofadas, confecção de detalhes, o couro só não deve ser utilizado na cortinaria, já que não possui caimento adequado para este tipo de uso. Para limpeza e conservação, basta usar aspirador de pó ou pano seco. Caso algum líquido seja derramado sobre ele, basta remover seu excesso e limpar com pano úmido e sabão neutro.

Acquablock
Usado para área externa, o tecido é produzido especialmente para revestir móveis de piscinas, varandas e jardins. Impermeáveis e resistentes à mudanças climáticas, eles garantem a longevidade e também são indicados para quem tem cães e gatos de estimação.