Os serviços e informações serão unificados em uma única plataforma, que poderá ser acessada por meio do site do Colégio do Registro de Imóveis do Paraná (CRI)
Os serviços e informações serão unificados em uma única plataforma, que poderá ser acessada por meio do site do Colégio do Registro de Imóveis do Paraná (CRI) | Foto: Ricardo Chicarelli


De acordo com o diretor de Registro de Imóveis da Anoreg-Pr, João Carlos Kloster, todos os serviços registrados serão gradativamente disponibilizados eletronicamente. Entre eles estão recepção de documentos, penhora, hipoteca, pedido de certidão, pesquisa de matrícula e consulta eletrônica do andamento dos processos.

O diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Colégio do Registro de Imóveis do Paraná (CRI), Wanderley João da Silva, responsável pela plataforma digital, informa que serão disponibilizados manuais tanto para a população como para os prestadores de serviços – os cartórios – sobre o funcionamento da nova ferramenta. Também haverá um canal de atendimento para tirar dúvidas dos usuários.

Silva lembra que, no Paraná, existem 200 registradores de imóveis e que seria inviável cada um criar um sistema próprio para oferecer os serviços eletronicamente. "É por isso que veio a doutrina, para uniformizar o atendimento", aponta. Segundo ele, o sistema poderá ser acessado, também, pelo site registradoresbr.org.br – neste endereço será possível consultar ou pedir serviços em cartórios de todo o país.

O presidente do CRI, João Carlos Piovezan, avisa que no começo de setembro será realizado um treinamento com os registradores para que eles conheçam e aprendam a usar a plataforma. "É bom lembrar que o prazo para a instituição do sistema de registro eletrônico começou em 2009. Os cartórios já foram orientados a digitalizar todas as matrículas e criar um banco de dados."

A escrevente do 1º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina, Fernanda Victorelli, afirma que, há alguns anos, o cartório permite aos usuários a visualização de matrículas e o pedido de certidões pelo site. Na opinião dela, a nova plataforma, que vai uniformizar todos os serviços eletronicamente, "vai agilizar bastante o trabalho e facilitar a vida de todos".

A advogada do 2º Oficio de Registro de Imóveis de Londrina, Drielly Caroline Coimbra, concorda e afirma que a modernização é necessária. "Estamos finalizando a inserção dos dados no sistema", informa. Segundo ela, a utilização da plataforma digital demandará a qualificação dos funcionários e algum tempo de adaptação. "Com certeza ficará melhor, mais ágil, vai diminuir os papéis e os arquivos."

PREÇOS MANTIDOS

A dispensa do uso de papel, no entanto, não implicará na redução dos custos dos serviços. "Os valores serão mantidos, até porque os cartorários terão custos extras, como aquisição e manutenção de equipamentos", justifica o diretor de Registro de Imóveis da Anoreg-Pr, João Carlos Kloster. Os pagamentos dos serviços solicitados eletronicamente poderão ser feitos via boleto, transferência eletrônica e, num segundo momento, por cartões de crédito. (A.S.)